Exame Logo

Google renova Maps para Android

Empresa deve liberar atualização do Google Maps hoje, no mesmo dia em que a Apple irá lançar a sua própria versão de serviço de mapas

EXAME.com (EXAME.com)

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 12h30.

São Paulo – O Google deve liberar hoje uma atualização para o seu serviço de mapas, Google Maps . Coincidentemente, as novidades do app da empresa de Sergey Brin e Larry Page vão chegar aos aparelhos Android na mesma data em que estreia a nova versão do sistema operacional da Apple, iOS 6, e que conta com seu próprio aplicativo de mapas.

De acordo com declarações de Brian McClendon, vice-presidente de engenharia do Google, publicadas pelo The New York Times, a nova versão do app trará como grande novidade a sincronização entre aparelhos. Agora, depois de procurar um endereço em um desktop, o usuário terá a mesma rota automaticamente transferida para o seu smartphone.

Veja também

Além disso, todas as rotas pesquisadas através do Google Maps, quando este usuário estiver registrado em sua conta do Google, ficarão armazenadas em seus aparelhos. Para encontrá-las, não será mais necessário digitar o endereço completo do local, pois o app irá exibir o histórico de buscas feitas tanto no computador quanto no smartphone.

A ideia por trás desta nova funcionalidade, explicou o executivo, é tornar o acesso ao app mais rápido, principalmente em aparelhos móveis. A novidade certamente tornará o Maps mais prático, uma vez que não será mais necessário se preocupar em carregar anotações de endereços para onde for, já que todos os endereços ficarão armazenados no aplicativo.


A atualização para aparelhos Android deve ser liberada hoje, no Google Play. Usuários de iOS, porém, vão ter que esperar mais um pouco para ter o Google Maps de volta ao seu gadget. A única coisa que McClendon disse a respeito é que a empresa deseja abrir o app para todos os sistemas operacionais, mas não deu qualquer detalhe acerca de quando isso irá acontecer.

Apple x Google

A Apple baniu o app do Google de sua App Store em meados de junho, e ele deixou de ser o serviço oficial de mapas do iPhone. Durante a conferência de desenvolvedores da maçã, que também aconteceu em junho, a Apple apresentou um serviço de mapas desenvolvido pela própria empresa.

Na ocasião, foi informado que o app seria lançado junto com a atualização do sistema operacional da empresa, o iOS 6, e que deve ser liberado hoje. O serviço irá contar com mapas em 3D para algumas cidades dos Estados Unidos, cálculo de tempo de chegada do destino, informações sobre trânsito e poderá até ser acionado através da Siri, a assistente de voz.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle MapsIndústria eletroeletrônicaLocalizaçãoMapasSmartphonesTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame