Tecnologia

Google renova Maps para Android

Empresa deve liberar atualização do Google Maps hoje, no mesmo dia em que a Apple irá lançar a sua própria versão de serviço de mapas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 12h30.

São Paulo – O Google deve liberar hoje uma atualização para o seu serviço de mapas, Google Maps. Coincidentemente, as novidades do app da empresa de Sergey Brin e Larry Page vão chegar aos aparelhos Android na mesma data em que estreia a nova versão do sistema operacional da Apple, iOS 6, e que conta com seu próprio aplicativo de mapas.

De acordo com declarações de Brian McClendon, vice-presidente de engenharia do Google, publicadas pelo The New York Times, a nova versão do app trará como grande novidade a sincronização entre aparelhos. Agora, depois de procurar um endereço em um desktop, o usuário terá a mesma rota automaticamente transferida para o seu smartphone.

Além disso, todas as rotas pesquisadas através do Google Maps, quando este usuário estiver registrado em sua conta do Google, ficarão armazenadas em seus aparelhos. Para encontrá-las, não será mais necessário digitar o endereço completo do local, pois o app irá exibir o histórico de buscas feitas tanto no computador quanto no smartphone.

A ideia por trás desta nova funcionalidade, explicou o executivo, é tornar o acesso ao app mais rápido, principalmente em aparelhos móveis. A novidade certamente tornará o Maps mais prático, uma vez que não será mais necessário se preocupar em carregar anotações de endereços para onde for, já que todos os endereços ficarão armazenados no aplicativo.


A atualização para aparelhos Android deve ser liberada hoje, no Google Play. Usuários de iOS, porém, vão ter que esperar mais um pouco para ter o Google Maps de volta ao seu gadget. A única coisa que McClendon disse a respeito é que a empresa deseja abrir o app para todos os sistemas operacionais, mas não deu qualquer detalhe acerca de quando isso irá acontecer.

Apple x Google

A Apple baniu o app do Google de sua App Store em meados de junho, e ele deixou de ser o serviço oficial de mapas do iPhone. Durante a conferência de desenvolvedores da maçã, que também aconteceu em junho, a Apple apresentou um serviço de mapas desenvolvido pela própria empresa.

Na ocasião, foi informado que o app seria lançado junto com a atualização do sistema operacional da empresa, o iOS 6, e que deve ser liberado hoje. O serviço irá contar com mapas em 3D para algumas cidades dos Estados Unidos, cálculo de tempo de chegada do destino, informações sobre trânsito e poderá até ser acionado através da Siri, a assistente de voz. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle MapsIndústria eletroeletrônicaLocalizaçãoMapasSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site