Exame Logo

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

A autenticação por SMS apresenta riscos de segurança que podem ser mitigados com o QR Code; por exemplo, o usuário não conseguirá mais compartilhar o código de segurança com terceiros

Android: atualização do componente WebView corrige erro em celulares Android (Nicolas Economou/Getty Images)
Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 09h45.

Os dias da verificação de usuário por SMS para serviços do Google estão chegando ao fim. A companhia confirmou que pretende mudar a forma de autenticação do e substituir o código enviado por SMS por QR Codes, revelou a Forbes.

A companhia utiliza verificação por SMS para garantir que um usuário diferente não tenha acesso a conta de alguém e evitar que fraudadores abusem dos serviços do Google. Mas esse método apresenta limitações. Ele depende das práticas de segurança do usuário. Se o fraudador consegue enganar operadoras para ter acesso ao número de telefone de algum usuário o valor de segurança do SMS acaba.

Veja também

Nos últimos anos, por exemplo, surgiu um esquema em que fraudadores fazem com que provedores de serviços online originem um grande número de mensagens SMS para números que eles controlam. Assim, recebem dinheiro todas as vezes que uma dessas mensagens é entregue.

O porta-voz do GoogleRoss Richendrferdisse àForbesque, em vez de receber código de seis dígitos por SMS para verificação, os usuários irão escanear umQR Codeque aparece na tela com umacâmera do aplicativo.Isso reduz o risco de usuárioscompartilharemo código de segurança com terceiros e remove a dependência da segurança de operadoras de telefone.

Richendrfer não informou um prazo de quando as mudanças serão implementadas. Mas disse que a companhia irá reimaginar como verificar números de telefones nos próximos meses.

O futuro da infraestrutura

Acompanhe tudo sobre:GooglecibersegurançaFraudes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame