Tecnologia

Google pode mostrar relógio inteligente durante Google I/O

De acordo com site, relógio inteligente, Nexus Watch, poderá ser apresentado durante conferência que começa nesta quarta-feira

Ilustração mostra como poderá ser o Nexus Watch, o relógio inteligente que o Google poderá mostrar nesta semana durante a Google I/O (Reprodução/Exame.com)

Ilustração mostra como poderá ser o Nexus Watch, o relógio inteligente que o Google poderá mostrar nesta semana durante a Google I/O (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo – A conferência anual para desenvolvedores do Google, Google I/O, começa nesta quarta-feira em São Francisco. E, durante a edição 2013 do consagrado evento, é possível que a empresa mostre o seu aguardado relógio inteligente, que vem sendo chamado de Nexus Watch. A informação foi divulgada pelo site Android Authority, especializado em notícias sobre o Google.

É bom ter em mente que a informação não passa de um rumor, mas, de acordo com o site, as fontes ouvidas são de confiança e revelaram que o relógio é real e foi apresentado em diferentes escritórios da empresa nos Estados Unidos, inclusive.

Segundo tais fontes, as funcionalidades do dispositivo com Android vão seguir a linha do Glass, os óculos de realidade aumentada. Como neste gadget, o relógio terá uma interface composta por cartões. Ao arrastar o dedo para a esquerda no display, o usuário poderá então navegar por todas as funções e recursos.

Ainda de acordo com estas pessoas, o dispositivo não poderá ser usado de forma independente. Ou seja, para que todas as suas possibilidades sejam exploradas, será necessário que ele esteja sincronizado com um smartphone Android.

E quem seria o responsável pela fabricação do Nexus Watch? Bom, para a equipe do Android Authority, o desenvolvimento deste dispositivo estaria nas mãos da Motorola. Uma estratégia que pode funcionar, caso o Google de fato opte por segui-la.


A empresa, que foi adquirida pelo Google há cerca de um ano, coleciona certa expertise e patentes quando a assunto é relógios inteligentes. Em 2011, a Motorola lançou o Motoactv, um dispositivo com Android que une o monitoramento de atividades físicas a recursos que permitem ao usuário ouvir música durante a prática de esportes.

Bem desenhado, o Motoactv foi elogiado pela crítica na ocasião do seu lançamento. A CNET, por exemplo, reconheceu a sua capacidade de sincronização: o relógio pode se interligar via Bluetooth aos smartphones Motorola e fones de ouvido, por exemplo.

Criticou, contudo, o seu preço (que começava em 250 dólares) e o fato de ser muito focado na prática esportiva. Ainda sim é possível tenha servido de fonte de inspiração para o desenvolvimento de um produto mais potente e com maiores possibilidades de utilização.

O site de tecnologia T3 elaborou um vídeo no qual exibe como poderia ser um suposto Nexus Watch. Confira:

https://youtube.com/watch?v=ZrSd2B9HrJs%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleGoogle I/OIndústria eletroeletrônicaRumores techTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA