Tecnologia

Google planeja fechar centro de engenharia na Rússia em resposta a nova lei de controle de dados

O motivo seria uma nova lei aprovada em julho pelo parlamento russo, que exige que dados sobre cidadãos não saiam do país

Google (Getty Images)

Google (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 08h00.

O Google planeja encerrar as atividades em seu centro de engenharia na Rússia, segundo reportagem do Wall Street Journal. O motivo seria uma nova lei aprovada em julho pelo parlamento russo, que exige que dados de cidadãos sejam armazenados dentro do país. 

Apesar de o Kremlin afirmar que a medida tenha em vista a proteção das informações, empresas de internet rebatem, dizendo que a nova lei é um golpe contra companhias de tecnologia, como o próprio Google e o Facebook. 

Ainda de acordo com a reportagem, novas leis que reprimem a liberdade de comunicação também pesaram na decisão da gigante das buscas. Regras estabelecidas pouco antes da nova lei de armazenamento de dados exigem que blogs que tenham mais de 3 mil visitas diárias se registrem num órgão de "inspeção", e outra regulamentação permitiu que páginas online sejam fechadas sem ordem judicial prévia.  

Nesta quinta-feira (11), o Google também anunciou que fechará o Google News espanhol, por causa de uma lei do país que permite aos criadores de conteúdo cobrar mecanismos de buscas pela utilização de seu material  – o que abre um precedente ameaçador para o modelo de negócios da empresa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleINFOPrivacidadeRússiaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Revolução na IA avança desenvolvimento de robôs autônomos

Smartphones da Samsung não terão mais atualizações; veja se o seu está na lista

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

Mais na Exame