Tecnologia

Concorrente do ChatGPT? Google lança Bard, ferramenta de inteligência artificial; conheça

O sucesso do ChatGPT é considerado uma ameaça de “código vermelho” pelo Google

ChatGPT: conheça o concorrente do Google (KIRILL KUDRYAVTSEV/Getty Images)

ChatGPT: conheça o concorrente do Google (KIRILL KUDRYAVTSEV/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 19h45.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2023 às 20h00.

O Google anunciou nesta segunda-feira, 6, que lançará um chatbot chamado Bard, que pretende competir com o ChatGPT - um aplicativo de inteligência artificial (IA), que imita convincentemente a escrita humana, no qual a Microsoft investiu bilhões de dólares.

O ChatGPT, criado pela OpenAI, empresa sediada em San Francisco, nos EUA, tem chamado atenção por sua habilidade para escrever ensaios, poemas e códigos de programação sob demanda em questão de segundos. A ferramenta desencadeou temores sobre seu possível uso para trapacear ou sua capacidade de tornar obsoletas certas profissões.

A Microsoft anunciou no mês passado sua aposta na OpenAI e começou a integrar funções do ChatGPT à sua plataforma Teams, na expectativa de adaptar o recurso para seu pacote Office e motor de busca Bing.

Sua possível inclusão no Bing gerou especulações sobre o fato de que o Google, responsável pelo buscador mais popular do mundo, poderia enfrentar uma concorrência sem precedentes.

A mídia apontou que o sucesso do ChatGPT é considerado uma ameaça de “código vermelho” pelo Google, que não se encontra em seu melhor momento e anunciou recentemente a demissão de 12 mil pessoas, assim como uma maior ênfase em projetos de IA.

O CEO da companhia, Sundar Pichai, indicou nesta segunda em seu blog que o serviço de inteligência artificial Bard seria testado para “nas próximas semanas” se tornar disponível ao público geral.

O Bard é baseado em LaMDA (Language Model for Dialogue Applications, ou Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo), sistema em desenvolvimento pela empresa há vários anos.

"Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. É baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade", escreveu Pichai.

Acompanhe tudo sobre:GoogleInteligência artificialMicrosoft

Mais de Tecnologia

Comissão Europeia investiga se TikTok deixou de evitar interferência em eleição na Romênia

TikTok pede que Suprema Corte dos EUA suspenda lei que condiciona sua operação no país

Cada vez mais raras: apenas uma startup brasileira se tornou unicórnio em 2024

Robôs de carregamento transformam mercado de veículos elétricos na China