Tecnologia

Google deve anunciar tablet e novo Android hoje

O evento Google IO começa nesta quarta-feira, 13:30, com novidades que devem incluir um tablet e o novíssimo Android Jelly Bean

Uma nova escultura, representando o Android Jelly Bean, foi acrescentada à sede do Google (Google)

Uma nova escultura, representando o Android Jelly Bean, foi acrescentada à sede do Google (Google)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 27 de junho de 2012 às 10h28.

São Paulo — O Google inicia hoje, às 13:30 (hora de Brasília), sua conferência anual Google IO. O evento acontece em São Francisco, na Califórnia, e vai até sexta-feira. Na sessão de abertura (que terá cobertura ao vivo de EXAME.com), a empresa deve apresentar o novo Android Jelly Bean e, possivelmente, o primeiro tablet com a marca Google. 

Reforçando os rumores de que uma nova versão do Android será anunciada no Google IO, a empresa colocou, no Googleplex – sua sede em Mountain View, Califórnia – uma escultura dos docinhos Jelly Beans (foto acima). O Google ainda não divulgou qual será o número da nova versão, mas as apostas apontam para 4.1, sucedendo o Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich.

O nome Jelly Bean é a parte da tradição do Android. As sucessivas versões do sistema operacional móvel do Google vem sendo identificadas por nomes de doces ordenados alfabeticamente: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb e Ice Cream Sandwich. 

Nexus 7

Se a empresa já praticamente confirmou que o anúncio do Jelly Bean é iminente, ela permanece calada sobre um possível tablet com a marca Google. Os rumores sobre esse suposto tablet são abundantes e consistentes. Assim, é quase certo que a nova versão do Android faça sua estreia nele. Eles apontam para um tablet enxuto de 7 polegadas.


O aparelho teria opções de 8 e 16 gigabytes de capacidade, com acesso à internet via Wi-Fi apenas. Os preços, nos Estados Unidos, seriam de 199 e 249 dólares, respectivamente. O tablet deverá ser fabricado pela Asus e poderá ser chamado de Google Nexus 7, adotando o nome da linha de smartphones que leva a marca do Google.

O Google tem variado seus parceiros nessa área. O primeiro smartphone Google Nexus era produzido pela HTC. O segundo e o terceiro modelos dessa família – o Nexus S e o Galaxy Nexus – são resultados de uma parceria com a Samsung. Apesar de o Google ter comprado a Motorola, essa estratégia de múltiplos parceiros parece continuar valendo.

Se os rumores estiverem corretos, o Nexus 7 vai competir diretamente com o Kindle Fire, da Amazon, e com o Nook Tablet, da Barnes & Noble. Essas duas empresas vendem seus tablets apenas nos Estados Unidos. O Google e a Asus, com atuação global, podem levar o Nexus 7 a muito mais países. Considerando o baixo preço previsto, esse aparelho deve acelerar ainda mais a popularização dos tablets.

Larry Page

Há alguns dias, o Google divulgou que o CEO Larry Page não vai participar do Google IO. Ele estaria com problemas na garganta que o impedem de falar. A notícia gerou especulações sobre a possibilidade de Page ter alguma doença grave – algo que ele próprio desmentiu num e-mail aos funcionários da empresa. Não se sabe quem vai comandar a apresentação principal. O principal candidato é o chairman Eric Schmidt, mas é possível que o cofundador Sergey Brin também participe, assim como outros executivos da empresa.

O vídeo abaixo mostra a chegada da escultura do Jelly Bean ao Googleplex.

https://youtube.com/watch?v=i_QAAP2AtPo%3Frel%3D0

(vídeo acrescentado às 10:30)

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site