Tecnologia

Google deve anunciar serviço de pagamento móvel nesta semana

O Google deve apresentar um serviço próprio de pagamentos por meio de celulares ainda nesta semana, em parceria com empresas como Citibank e MasterCard

O novo serviço do Google vai permitir o uso do celular no lugar do cartão ao fazer pagamentos (Ernesto Rodrigues/AE)

O novo serviço do Google vai permitir o uso do celular no lugar do cartão ao fazer pagamentos (Ernesto Rodrigues/AE)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2011 às 10h28.

São Paulo -- O Google deve apresentar um serviço próprio de pagamentos por meio de celulares ainda nesta semana. Segundo a vice-presidente de comércio e pagamentos da companhia, Stephanie Tilenius, o principal foco de sua equipe vem sendo o uso de NFC (Near Field Communication), tecnologia de comunicação sem fio que permite pagar uma compra apenas aproximando o celular do terminal do caixa.

A declaração de Stephanie foi dada na terça-feira, 24, durante evento em Nova York, Estados Unidos, organizado pelo site americano TechCrunch. Em sua palestra, a executiva afirmou que o Google “está prestando muita atenção” em NFC, “pois vê muito potencial” na tecnologia.

Ela disse não poder dar mais detalhes sobre os possíveis lançamentos, mas pessoas ligadas ao site de buscas ouvidas pelo New York Times disseram que o Google já assinou acordos com a operadora de pagamentos MasterCard, com o Citibank, com operadoras de telecomunicações, fabricantes de equipamentos móveis e redes de varejo. Segundo as fontes, o Google vai transformar os modelos mais novos dos celulares equipados com Android, seu sistema operacional para aparelhos portáteis, em “carteiras virtuais”.

Inicialmente, segundo as fontes disseram ao jornal, a ferramenta de compras será instalada apenas no smarphone Google Nexus S, fabricado pela Samsung, e funcionará com um número de cartão de crédito virtual, que será operado pela MasterCard e pelo Citibank. Os celulares ainda terão um cartão virtual pré-pago administrado pelo Google e pela MasterCard. Por enquanto, o serviço funcionará apenas nas cidades de Nova York e San Francisco, nos EUA.

Fontes ouvidas por The Wall Street Journal, por sua vez, dizem que os usuários da nova ferramenta de NFC do Google poderão participar de promoções especiais em cadeias de varejo como a Macy’s e a American Eagle Outfitters ou a rede de restaurantes Subway. Ainda não há informações sobre que operadoras participarão da primeira fase do projeto.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble