Tecnologia

Google cria mapa 3D das buscas

Usando sua nova tecnologia WebGL, o Google mapeou a origem das buscas feitas no site e o idioma empregado nelas. O resultado é o gráfico chamado Search Globe

O Google Search Globe mostra a origem das buscas feitas no site e o idioma empregado nelas (Reprodução)

O Google Search Globe mostra a origem das buscas feitas no site e o idioma empregado nelas (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2011 às 10h50.

São Paulo -- O Google apresentou, nesta quinta-feira (5), uma nova ferramenta que exibe, por meio de um globo em 3D, a origem geográfica das buscas realizadas no site. Chamada Search Globe, a ferramenta indexa as buscas do dia e diferencia os idiomas usados em determinada região a por meio de cores diferentes. O resultado é uma mistura de feixes de cores partindo do globo.

A ferramenta também é útil para analisar a densidade dos acessos à internet ao redor do mundo. Na América do Norte e na Europa, por exemplo, o uso da web é muito intenso, enquanto na África existem grandes vazios digitais.

O Search Globe foi desenvolvido pela equipe Google Data Arts usando o WebGL, nova tecnologia para navegadores que aproveita a capacidade do computador para elaborar gráficos em 3D de forma rápida. Esse recurso nao funciona em qualquer computador. Para rodar, o Search Globe exige boa capacidade de processamento e conexão de qualidade.

Acompanhe tudo sobre:BuscaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleLocalizaçãoMapasTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma