Tecnologia

Google acusa Microsoft de revelar código do Android indevidamente

Em mais um lance na guerra de patentes entre as empresas, o Google acusa a Microsoft de expor indevidamente o código-fonte do sistema Android

A acusação do Google é mais um lance na guerra de patentes entre as empresas de tecnologia (Justin Sullivan / Getty Images)

A acusação do Google é mais um lance na guerra de patentes entre as empresas de tecnologia (Justin Sullivan / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 20h56.

São Paulo -- O Google entrou com um pedido na Câmara Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) exigindo que seja aplicada uma sanção contra a Microsoft pelo fato de a companhia de software ter exposto dados do sistema Android indevidamente. De acordo com o documento, a gigante de Internet acusa a Microsoft de expor códigos “altamente confidenciais” do Android em seu processo contra a Motorola, sem antes requisitar a permissão da desenvolvedora do sistema operacional.

Com a queixa contra a Microsoft pelas informações divulgadas sobre o Android, o Google dá um sinal que está alerta aos processos sobre quebra de patentes. A empresa de buscas solicita que o executivo da Microsoft Robert Stevenson seja impedido de testemunhar sobre o código-fonte de seu sistema operacional. Além disso, o Google afirmou que está limitando o acesso ao código fonte do Android e pediu um “aviso antecipado por escrito” para abri-lo novamente a um consultor técnico.

O processo contra a Motorola é apenas uma de inúmeras alegações na Justiça que a Microsoft impetrou na ITC contra fabricantes de celulares por quebra de suas patentes no uso do sistema Android, do Google. Além disso, com a ação, o Google sai em defesa da Motorola Mobility, empresa que está adquirindo por US$ 12,5 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaMicrosoftPatentesSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Mudança no algoritmo do Google impacta proprietários de pequenas empresas online

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Mais na Exame