Tecnologia

Google abre código de software de inteligência artificial

O programa foi criado para funcionar de maneira parecida com o cérebro humano


	Tensor Flow: o programa foi criado para funcionar de maneira parecida com o cérebro humano
 (Divulgação)

Tensor Flow: o programa foi criado para funcionar de maneira parecida com o cérebro humano (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 13h42.

O Google liberou de graça um software de desenvolvimento de inteligência artificial (IA), chamado TensorFlow. Empregado em serviços como Google Tradutor, Google Fotos e mesmo no motor de busca, o sistema utiliza a tecnologia que faz os computadores desenvolverem a capacidade de "aprender" e se aperfeiçoar à medida que são utilizados.

De acordo com o Google, o programa foi criado para funcionar de maneira parecida com o cérebro humano. Ele processa estruturas complexas de dados por meio de uma rede neural artificial capaz de mapear e reconhecer imagens.

No Google Fotos, a tecnologia ajudou a melhorar o reconhecimento de imagens sem marcação - o programa, por exemplo, consegue identificar automaticamente algumas figuras que as pessoas veem, mesmo que não haja termos associados às imagens.

O TensorFlow pode ser usado em um único smartphone ou até em um conjunto de computadores, dada sua natureza flexível. Em um raro movimento, a empresa liberou o código-fonte do software. Assim, qualquer pessoa pode acessar, editar e compartilhar o código.

A intenção é incentivar a comunidade de desenvolvedores a trabalhar com novas tecnologias de IA e implantá-las em novos serviços. Além disso, o software pode servir como ferramenta padrão utilizada por pesquisadores, o que poderia auxiliar o Google a encontrar bons profissionais.

"Nós vimos o que o TensorFlow é capaz de fazer em primeira mão e achamos que ele pode causar um impacto ainda maior fora do Google.

Esperamos que isso vá permitir à comunidade a troca de ideias mais rápida, por meio de um código funcional em vez de apenas usar métodos tradicionais de pesquisa", escreveu a empresa em seu blog.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoInteligência artificialGoogle Maps

Mais de Tecnologia

Mark Zuckerberg anuncia iniciativa Meta Compute para ter infraestrutura própria de IA

Startups nucleares atraem investimento bilionário com reatores de pequeno porte

Como a Apple impulsionou o Google ao clube dos US$ 4 tri em valor de mercado

Meta nomeia Dina Powell McCormick, ex-conselheira de Trump, como presidente e vice-chair