Tecnologia

Gol e Oi fecham parceria para pagamento via celular

Consumidor poderá efetuar a compra e parcelar o pagamento via telefone móvel, mesmo sem ter cartão de crédito

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h31.

Uma parceria entre a segunda maior companhia de aviação do Brasil, a Gol, e a quarta maior operadora de telefonia celular do país, a Oi, permitirá aos clientes da empresa aérea comprar passagens via telefone móvel, tanto pré-pago quanto pós-pago.

A encomenda será efetuada por meio do Oi Paggo, um sistema que a operadora disponibiliza desde o início de 2007 para empresas de outros setores, como a rede de restaurantes Spoletto, e é fruto de uma parceria com a administradora de crédito Paggo.

Nessa modalidade de compra, o consumidor tem acesso a uma forma de crédito mesmo sem possuir cartões. Para comprar passagens da Gol, por exemplo, ele escolherá no site da Gol o trecho de viagem que lhe interessa e selecionará a opção de quitar a dívida via Oi Paggo. Então, ele receberá uma mensagem com os detalhes da compra e deverá confirmar a operação no próprio aparelho, por meio de uma senha individual. A partir daí, ele passa a ter 40 dias para o pagamento, que pode ser feito em até seis vezes sem juros, com valor mínimo de 45 reais por parcela.

O benefício em relação à compra apenas pela rede mundial é a possibilidade de, mesmo sem possuir cartão de crédito, fazer a negociação virtualmente e parcelar o pagamento. Mesmo para quem tem cartão, o sistema abre a possibilidade de outra pessoa organizar a compra e o dono do celular apenas confirmar o pagamento.

Também em termos de segurança a operação leva vantagem, segundo a Oi, pelo fato de a transmissão de dados de pagamento ocorrer via GSM, uma forma de comunicação menos suscetível a tentativas de clonagem do que a internet.

De acordo com a Gol, o negócio reflete a política da empresa de ampliar as possibilidades de pagamento pelas viagens, como forma de conquistar uma fatia maior de consumidores interessados nos serviços de "baixo custo e baixas tarifas".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo