Tecnologia

Galaxy S6 pode chegar com Android com menos modificações

A Samsung estaria tentando deixar o sistema do Galaxy S6 mais leve ao tirar funções desnecessárias. Objetivo é se aproximar do Nexus 6


	Galaxy S5: próxima versão deve trazer Android mais puro
 (Victor Caputo/EXAME.com)

Galaxy S5: próxima versão deve trazer Android mais puro (Victor Caputo/EXAME.com)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 16h42.

São Paulo – A máxima “menos é mais” está sendo levada a sério pela Samsung. O smartphone Galaxy S6, que deve ser anunciado em março pela empresa, pode ser o primeiro a trazer uma versão mais limpa do Android.

O sistema desenvolvido pelo Google pode ser usado e adaptado por fabricantes de smartphones. É decisão delas se o visual vai continuar o mesmo ou se ele será reformado usando skins.

Os principais exemplos de smartphones com Android “puro” são os da linha Nexus do Google. Recentemente a Motorola tem usado o sistema sem modificações – a segunda geração do Moto G e do Moto X, além do Moto Maxx, usam o sistema quase sem modificações.

Outras fabricantes, como LG e Samsung, fazem modificações. O maior problema das mudanças visuais é que o smartphone precisa processar mais informação. Por conta disso, eles precisam de uma quantidade maior de memória RAM, por exemplo. Caso contrário, o smartphone ficará lento.

Outro problema é que nem sempre as mudanças das fabricantes trazem muitos benefícios aos usuários. Pessoalmente, acho o Android puro um sistema muito melhor e mais agradável do que a customização aplicada por fabricantes.

Aparentemente, a Samsung também está indo nesse caminho. “Nós estamos focando em nos livrar de funções desnecessárias e simplificar nossa interface de usuário a um nível parecido com o Nexus 6 do Google”, disse uma fonte ao noticiário Business Korea, da Coreia do Sul, terra da Samsung.

A modificação da Samsung para o Android, chamada TouchWiz, traz algumas funções que não estão no sistema do Google como padrão. Entre elas estão reconhecimento de movimentos faciais, voz e gestos de mãos. A cada lançamento de smartphone, a Samsung adiciona novas funções que vão deixando o sistema cada vez mais pesado.

De acordo com rumores anteriores, o Galaxy S6 foi completamente repensado pela Samsung. Aparentemente, a forma como a empresa lida com o Android também foi analisada.

A Samsung deve anunciar o Galaxy S6 durante a Mobile World Congress (MWC), que acontece em março em Barcelona, Espanha. A expectativa é que o smartphone tenha tela de 5,5 polegadas, câmera de 20 megapixels e Android 5.0 Lollipop.

É possível que ele seja lançado em duas versões. Uma tradicional e a outra com a lateral do aparelho curvada, assim como o Galaxy Note Edge.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGalaxyGalaxy S8GoogleIndústria eletroeletrônicaMobile World CongressSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China