Tecnologia

Futuro é assustador e ruim, diz cofundador da Apple

Grupo que acredita que a inteligência artificial pode representar um sério risco acaba de ganhar mais um membro: Steve Wozniak, cofundador da Apple


	Steve Wozniak: "se nós construirmos esses aparelhos para tomar conta de tudo, eventualmente eles pensarão mais rapidamente que nós"
 (©AFP/File / Torsten Blackwood)

Steve Wozniak: "se nós construirmos esses aparelhos para tomar conta de tudo, eventualmente eles pensarão mais rapidamente que nós" (©AFP/File / Torsten Blackwood)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2015 às 21h52.

O grupo de visionários da tecnologia que acreditam que a inteligência artificial pode representar um sério risco para a humanidade acaba de ganhar mais um membro: Steve Wozniak, cofundador da Apple e um dos responsáveis pela revolução do computador pessoal.

Wozniak, que anteriormente negava essa possibilidade, diz ter mudado de ideia sobre os riscos do desenvolvimento de máquinas super inteligentes.

"Como pessoas incluindo [o físico] Stephen Hawking e [o cofundador da Tesla Motors] Elon Musk previram, eu concordo que o futuro é assustador e muito ruim para as pessoas", disse o engenheiro em entrevista ao jornal Australian Financial Review.

"Se nós construirmos esses aparelhos para tomar conta de tudo, eventualmente eles pensarão mais rapidamente que nós e se livrarão dos humanos lentos para dirigir empresas de forma mais eficiente."

A grande preocupação desse grupo de futuristas, que inclui ainda Bill Gates e um crescente número de acadêmicos, é que estejamos nos aproximando de um nível de aceleração na capacidade das máquinas que possa fugir de nosso controle.

Nesse caso, os computadores poderiam começar a trabalhar não de acordo com as instruções dos humanos que os criaram, mas com outros objetivos.

"Computadores vão assumir o lugar dos humanos, não há duvidas", diz Wozniak. "Espero que isso aconteça, e deveríamos perseguir esse objetivo, pois é uma questão de avanço científico. Mas, no fim, nós podemos criar uma espécie que estará acima de nós."

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários