Tecnologia

Fun-Vii, o Batmóvel da Toyota, muda de cor com um toque

Toyota Fun-Vii, em exposição no Tokyo Motor Show, é todo coberto de displays e muda de cor com um toque dos dedos

Carro-conceito Toyota Fun-Vii 2011 (Divulgação)

Carro-conceito Toyota Fun-Vii 2011 (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 16h58.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h52.

São Paulo — Num tempo em que as montadoras competem para ver quem apresenta o carro-conceito mais futurista, a Toyota marcou um gol contra os concorrentes. No Tokyo Motor Show 2011, a empresa exibe o Fun-Vii. A aparência de Batmóvel desse carro já é impressionante. Mas há muito mais. Toda a lateral do Fun-Vii é um enorme display capaz de exibir cores, grafismos e mensagens. Um app num tablet ou smartphone permite mudar a aparência do carro com um toque. Essa tela também pode ser usada para exibir publicidade e informações.

No lado de dentro, o painel e o para-brisa formam um grande display – como se o Fun-Vii fosse um smartphone gigante. Informações de navegação são exibidas num sistema de realidade aumentada à frente dos ocupantes. O carro se comunica com outros veículos em volta e com a estrada e outros elementos da infraestrutura. Assim, ele pode detectar riscos e evitar colisões. Os ocupantes também podem trocar mensagens e falar com pessoas em outros automóveis. E é possível se divertir com jogos durante a viagem, como um simulador de corridas – o que não deixa de ser irônico dentro de um carro. Clique na foto para ver a demonstração do Fun-Vii.

var galeriaLinkVideo = '
https://youtube.com/watch?v=7rX77p6O_Ic%3Frel%3D0
';

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasSalões de automóveisToyotaCarros elétricosCarros high techTokyo Motor Show

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs