Projeto coleta água da chuva e combate queimadas na Amazônia
Rainforest Guardian Skyscraper tem raízes aéreas que absorvem e armazenam o excesso de água, sem perturbar oecossistema
Da Redação
Publicado em 4 de abril de 2014 às 06h32.
Você já ouviu falar na flor de Lótus? Famosa por sua capacidade de crescer acima das águas, ela se mostrou altamente adaptável a ambientes aquosos por muitas décadas. Inspirados por essa sua capacidade, cientistas e designers chineses desenvolveram um projeto de reservatório de água da chuva para a Amazônia, o Rainforest Guardian Skyscraper.
A ideia, que pode soar um pouco maluca, promete combater queimadas na floresta. E é mais um exemplo de como a natureza pode ajudar a humanidade a resolver problemas, mantendo a sustentabilidade ambiental do planeta. Abençoada biomimética!
As raízes aéreas absorvem e armazenam o excesso de água, sem perturbar oecossistema [...] Em caso de incêndio, os bombeiros voadores vão até o local para apagar o fogo com a água coletada. É assim que os designers Jie Huang, Jin Wei, Qiaowan Tang, Yiwei Yu e Zhe Hao descrevem o projeto. Com um detalhe: os bombeiros, neste caso, não são pessoas, mas drones que farão a coleta na torre e pulverizarão as áreas necessitadas.
Além de coletar água e combater incêndios, a construção terá laboratórios para monitorar as condições climáticas e a estabilidade dos ecossistemas. O espaço (também) poderá servir como área de exposição para que turistas se tornem ainda mais conscientes da importância vital da Amazônia para a humanidade, preveem os cientistas.
Apesar de o Rainforest Guardian Skyscraper ainda não ter saído do papel, o projeto foi honrosamente mencionado na 9ª edição da competição de arranha-céus realizada por uma revista americana que homenageia prédios inovadores. O concurso recebeu quase 600 inscrições de 43 diferentes países.