Tecnologia

Feira no Japão teve robôs de todos os tipos

SÃO PAULO - Neste final de semana, uma verdadeira feira de robôs deixou não só os japoneses - que puderam conferir de perto as novidades e maluquices do mercado -, mas todos os que puderam por os olhos nos lançamentos, alvoroçados. A segunda Rodobex atraiu cerca de 65 mil visitantes, segundo informações do jornal inglês […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.

SÃO PAULO - Neste final de semana, uma verdadeira feira de robôs deixou não só os japoneses - que puderam conferir de perto as novidades e maluquices do mercado -, mas todos os que puderam por os olhos nos lançamentos, alvoroçados. A segunda Rodobex atraiu cerca de 65 mil visitantes, segundo informações do jornal inglês The Mirror.

De acordo com o jornal, o chamariz desta edição da feira não foram os extremamente caros robôs-humanóides como o apresentado pela Sony há menos de duas semanas, mas, sim, máquinas inteligentes que poderão muito bem estar à venda na loja mais próxima dentro de poucos anos - isso lá pros lados do Japão, claro.

Uma delas é o robô-aspirador da Matsushita, prometida para estrear no mercado em dois anos, e por menos de mil libras (o que, hoje, dia 1°, daria a bagatela de 3.316 reais).

Foram mostrados, ainda, robôs-segurança, como o dinossauro M2M da Omron Tmsuk, que é controlado por 3G e tem uma câmera digital no nariz (para o usuário conferir o que se passa em sua casa na tela do celular); e o cão-de-guarda criado pela Sanyo e pela Tmsuk), que chega ao mercado em 2003 por cerca de 710 dólares.

A Robodex também teve uma ala de "brinquedinhos", diz o Mirror. Entre eles, um robozinho-ciclista da Murata MFG e as Q-Taro, bolinhas interativas da Sony que respondem a comandos de voz humana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025