Fãs do Winamp pedem que código fonte seja liberado antes do fim do programa
Petição pede que AOL torne o software livre em vez de apenas descontinuá-lo
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2013 às 14h58.
A comunidade de fãs do player Winamp não se conformou com o anúncio de que o software será descontinuado em dezembro. Em resposta, lançou uma petição online exigindo que o projeto continue vivo ou que seu código fonte seja liberado ao público.
"Mostre que você se importa com o que vai acontecer com o Winamp", diz o texto da petição. "Existe a necessidade de manter o projeto vivo. Se isso não for possível, seu código fonte deve ser divulgado ao público."
O conhecido media player e gerenciador de músicas encerrará suas atividades no dia 20 de dezembro. Popular nos anos 1990, o Winamp se tornou um dos principais programas para ouvir músicas e rádios online. Em 2002, sua fabricante, a Nullsoft, foi adquirida pela AOL por 80 milhões de dólares.
O programa ganhou uma versão para Android e Mac nos últimos anos, mas não obteve o mesmo sucesso que o cliente para Windows.
A AOL não justificou a decisão de encerrar o Winamp, mas a crescente popularidade de serviços de streaming multiplataformas pode ter ajudado a decidir pelo fechamento.
O programa poderá ser baixado até o dia 20 de dezembro. Após essa data não haverá mais atualizações e downloads liberados - no site "Old Apps" é possível baixar todas as versões do Winamp já lançadas.