Tecnologia

Família de ativista acusa EUA e MIT por suicídio

Swartz respondia na Justiça por ter invadido os servidores do MIT em 2011. Ele teria transferido cerca de 5 milhões de artigos acadêmicos


	Aaron Swartz: Swartz respondia na Justiça por invadir os servidores do MIT; se condenado, a pena podia superar 30 anos
 (Wiki Commons)

Aaron Swartz: Swartz respondia na Justiça por invadir os servidores do MIT; se condenado, a pena podia superar 30 anos (Wiki Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 14h49.

São Paulo - A família do ativista Aaron Swartz divulgou uma carta aberta acusando o governo dos Estados Unidos e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) de colaborarem para o seu suicídio, revelado no último sábado (12).

Segundo o documento, "a morte de Aaron não foi apenas uma tragédia pessoal, mas sim o produto de um sistema de justiça criminal repleto de intimidações e exageros do Ministério Público ", afirma a carta. "As decisões feitas procuradoria dos Estados Unidos e pelo MIT contribuiram para a sua morte", completa.

Swartz respondia na Justiça por ter invadido os servidores do MIT em 2011. Ele teria transferido cerca de 5 milhões de artigos acadêmicos. Se condenado, o jovem poderia pegar mais de 30 anos de detenção, além de pagar multa de 1 milhão de dólares.

Em nota, o presidente do MIT, Leo Rafael Reif, afirmou que a instituição irá investigar o caso. "Agora é hora de todas as partes envolvidas refletirem sobre suas ações, inclusive nós do MIT. Uma comissão irá descrever e analisar as opções de decisões que tínhamos e quais foram tomadas, a fim de entender e aprender com esse caso", afirmou ele.

Nascido em 1986, Swartz foi um dos autores das especificações de RSS, quando tinha apenas 14 anos. Ele também criou o Infogami, serviço que mais tarde deu origem ao misto de fórum e rede social Reddit, depois vendido para o grupo Condé Nast.

O especialista em direito digital Lawrence Lessig, o inventor da web Tim Berners-Lee, o grupo hacker Anonymous, entre outras personalidades da web publicaram mensagens lamentando a morte de Swartz, que tinha depressão e enfrentava crises de enxaqueca.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesMITHackers

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs