Falha no Android permite que smartphone seja destravado sem senha
Falha só afeta usuários que utilizem senhas alfanuméricas para travar seus aparelhos
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2015 às 16h04.
Uma falha recém-descoberta no Android 5.0 Lollipop permite que qualquer smartphone Android seja desbloqueado por pessoas que não saibam a senha de acesso ao aparelho. O truque se dá ao fazer a tela de bloqueio "engasgar".
O método consiste em abrir o "discador de emergência" do smartphone e digitar qualquer longa lista de números ou símbolos, copiar, colar e repetir o processo até que o número de caracteres seja grande demais e trave o sistema.
Ironicamente, isso funciona apenas para smartphones que utilizem o método mais seguro de proteção do sistema, que consiste em senhas compostas de letras, números e caracteres para o desbloqueio.
Um vídeo que mostra o método sendo executado pode ser visto abaixo:
O método pode ser reproduzido em todos os smartphones que rodem Android 5.0 ou versão superior. A falha já foi corrigida para dispositivos da linha Nexus sempre os primeiros a receber updates de sistema diretamente do Google , mas smartphones de outras marcas demorarão mais para receber a correção de software.
Um método simples de se proteger da falha é trocar o tipo de destravamento da tela para "PIN" (composto só de números) ou "Padrão", o tradicional desenho utilizado por muitos usuários do sistema Android.