Tecnologia

Falha em sistema do BB e Bradesco expõe dados dos usuários

São Paulo - Falhas na segurança dos sistemas do Banco do Brasil (BB) e do Bradesco nos últimos dias podem ter exposto dados de milhões de usuários, segundo informações...

banco (Reprodução)

banco (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

São Paulo - Falhas na segurança dos sistemas do Banco do Brasil (BB) e do Bradesco nos últimos dias podem ter exposto dados de milhões de usuários, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o jornal, as falhas foram identificadas pelo analista de sistemas Carlos Eduardo Santiago, que afirmou ter informado aos bancos sobre a situação. 

No caso do BB, até a última quinta-feira (22), qualquer pessoa com acesso à área de seguros pessoais poderia acessar dados dos clientes como CPF, nome, endereço, agência e número da conta apenas ao alterar um código.

Segundo o especialista, mais de um milhão de usuários podem ter tido seus dados expostos pela falha. 

Pelo site do Bradesco, segundo Santiago, a falha ainda se encontra ativa. Por meio desta brecha é possível visualizar boletos bancários gerados pela instituição com os dados dos clientes, por meio de uma simples consulta no Google. 

Além das falhas nos bancos, o jornal também cita brechas similares no site do serviço de pagamento Moip e na página da Boa Vista Serviços, responsável por administrar os cadastros do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Neste último serviço, podem-se consultar as dívidas relacionadas a qualquer CPF.

Segundo o jornal, o BB afirmou que a falha já foi corrigida e não há nenhum registro de risco para seus clientes. Já o Bradesco disse que não se trata de uma falha, uma vez que não é possível alterar dados dos boletos. 

O Moip afirmou que já solicitou ao Google a não indexação de seus dados nas páginas de busca. E a Boa Vista disse reconhecer que a consulta de CPFs era possível, mas alegou que a função já foi desativada.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasINFOseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal