Tecnologia

Facebook testa formato do Pinterest para venda de produtos

Rede social começou hoje nos EUA a testar o serviço “Collection”, que permitirá aos usuários o armazenamento de posts de marcas com fotos de produtos de interesse


	Facebook: rede social começou a testar um novo serviço chamado "Collections" e que pode trazer ares de Pinterest para a rede de Zuckerberg
 (Leon Neal/AFP)

Facebook: rede social começou a testar um novo serviço chamado "Collections" e que pode trazer ares de Pinterest para a rede de Zuckerberg (Leon Neal/AFP)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 17h46.

São Paulo - O Facebook começou a testar hoje nos Estados Unidos uma nova ferramenta que trará para a rede social funcionalidades muito parecidas com outra rede muito bem sucedida, o Pinterest. A ferramenta, chamada “Collections”, permitirá a incorporação de novos botões, “Want” (Quero) e “Collect” (Colecionar), às atualizações das marcas na rede social, além do famoso “Like” (Curtir).

Cada um dos botões irá oferecer ao usuário uma experiência diferente. Ao clicar em “Want”, por exemplo, a imagem do produto será adicionada a uma nova sessão que constará em seu perfil chamada “Wishlist” (Lista de Desejos), que estará visível para amigos de amigos.

Já ao escolher o botão “Collect”, o usuário irá salvar o post em uma lista chamada “Products” (Produtos), e que será visualizada apenas por seus amigos. Esse botão também irá direcioná-lo diretamente para a loja virtual da marca para adquirir o produto se assim desejar.

A ideia por trás do serviço, explicou um porta-voz do Facebook ao TechCrunch, é que as coleções dos usuários sejam visíveis para seus amigos, incentivando-os a compartilharem pontos de interesse, especialmente no que diz respeito a itens de consumo. Qualquer semelhança com o Pinterest, talvez seja mera coincidência. Ou, quem sabe, seja apenas Mark Zuckerberg de olho no que está dando certo para a concorrência.

Por enquanto, porém, ainda não se sabe ainda quais botões serão efetivamente incorporados ao serviço. O Facebook, segundo explicou o site TechCrunch, está testando as possibilidades em usuários diferentes e apenas sete marcas estão participando desta fase inicial de testes: Michael Kors, Victoria’s Secrets, Pottery Barn, Wayfair, Neiman Marcus, Smith Optics e Fab.com.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetPinterestRedes sociais

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições