Tecnologia

Facebook compartilha projeto de seu data center

O Facebook resolveu compartilhar informações, padrões e tecnologias utilizadas em seu novo data center, recém-inaugurado no estado americano do Oregon

Data center do Facebook: novas tecnologias trouxeram economia de energia e menor custo de manutenção (Divulgação)

Data center do Facebook: novas tecnologias trouxeram economia de energia e menor custo de manutenção (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 17h23.

São Paulo — O Facebook criou um site para compartilhar informações, padrões e tecnologias utilizadas em seu novo data center, recém-inaugurado na cidade de Prineville, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. A atitude contrasta com a do rival Google, que mantém em segredo a tecnologia usada em seus centros de dados.

De acordo com o site Open Compute Project, o novo data center do Facebook emprega várias tecnologias novas para econonizar energia, reduzir os custos de manutenção manutenção e baratear a construção. Como resultado, o centro de dados é 38% mais eficiente e custou 24% menos do que as centrais equivalentes que utilizam tecnologias convencionais. 

“Nós não queremos manter toda essa informação para nós mesmos. Em vez disso, decidimos colaborar com toda a indústria e criamos o Open Compute Project, a fim de compartilhar essas tecnologias à medida que elas evoluem”, afirma o texto publicado na página.

Entre as empresas parceiras que trabalharam no projeto com o Facebook estão Intel, AMD, Hewlett-Packard e Dell. As inovações adotadas pelo data center incluem a ausência de pintura em partes da estrutura, remoção de parafusos desnecessários (o que torna mais fácil o acesso e a troca de componentes), e um novo sistema de refrigeração.

Os data centers do Facebook são responsáveis por armazenar todas as informações, como atualizações de status, vídeos e fotos, publicadas pelos usuários na rede social. Todas as especificações técnicas (elétricas, mecânicas, sobre baterias e racks) do data center do Facebook podem ser encontradas no site do projeto.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site