Facebook anuncia novidades sobre anúncios "caça-cliques" e compartilhamento de links
De acordo com a empresa, a intenção é reduzir este tipo de anúncio no Feed dos usuários, já que a maioria simplesmente não se importa
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2014 às 14h15.
O Facebook anunciou hoje (25) duas novidades no Feed de Notícias dos usuários. A primeira e mais importante diz respeito aos anúncios caça-cliques, aqueles que geralmente contêm uma chamada que instiga o usuário mas não dá dicas do que ele verá ao clicar.
De acordo com a empresa, a intenção é reduzir este tipo de anúncio no Feed dos usuários, já que a maioria simplesmente não se importa com esse tipo de propaganda e os denuncia como spam. Para identificar os caça-cliques, o Facebook estuda quanto tempo as pessoas passam fora da rede social depois de clicar em um anúncio do tipo.
Se o usuário passa bastante tempo fora do FB ao clicar no anúncio, significa que encontrou algo realmente útil. Se, ao contrário, ele logo volta à rede social, provavelmente não se interessou pela propaganda.
Outro fator que usaremos para tentar mostrar menos esses tipos de histórias é olhar para a proporção de pessoas que clicam no conteúdo em comparação com pessoas discutindo e compartilhando-o com os seus amigos. Se um grande número de pessoas clica no link, mas relativamente poucas pessoas que clicam curtem ou comentam sobre a história quando retornam ao Facebook, isso também sugere que as pessoas não clicaram em algo que era importante para eles, disseram Khalid El-Arini, cientista de pesquisa, e Joyce Tang, especialista de produto.
Veja abaixo um exemplo de "caça-clique":
A segunda novidade refere-se aos links compartilhados na rede. Quando as pessoas compartilham links no Facebook, eles normalmente aparecem com uma grande imagem, um título e um pedaço do texto original. Algumas vezes, algumas empresas compartilham uma foto na Atualização de Status e um link na legenda.
Exemplo de link que aparece incorporado com uma imagem:
Exemplo de link na legenda de uma foto:
O Facebook descobriu que as pessoas geralmente preferem clicar nos links incorporados com grandes imagens. De acordo com a rede social, o formato preferido mostra algumas informações adicionais associadas ao link, como o início da frase que o acompanha, por exemplo, o que torna mais fácil para alguém decidir se quer clicar. O formato também facilita para quem for clicar em dispositivos móveis, que têm uma tela menor.
Ainda segundo estudos realizados pela empresa, os links neste formato receberam duas vezes mais cliques do que aqueles inclusos na legenda de uma foto ou atualização de status.
Com a atualização, o Facebook começará a priorizar os links incorporados com a imagem destacada.