Ciência

Estudo vincula bebidas doces a hipertensão

O consumo de refrigerantes e sucos adocicados também está na lista de fatores que aumentam a pressão, além do sal

A sacarinha era considerada uma substância perigosa desde 1981 (Spencer Platt/AFP/Getty Images/)

A sacarinha era considerada uma substância perigosa desde 1981 (Spencer Platt/AFP/Getty Images/)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 00h16.

Londres - Cientistas estabeleceram uma relação da hipertensão com o consumo de refrigerantes e sucos adocicados, mostrando que o combate à pressão alta pode passar também pela redução do açúcar, e não só do sal.

A hipertensão é um importante fator por trás de ataques cardíacos, principal causa mundial de mortes.

Num estudo com 2.696 voluntários de 40 a 59 anos nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, os pesquisadores concluíram que, para cada lata de bebida doce consumida por dia, a pressão tinha uma alta de 0,16/0,08 (sístole/diástole, medido em centímetros de mercúrio).

A diferença é significativa mesmo levando em conta fatores como peso e altura, segundo artigo publicado na segunda-feira na revista Hypertension. Especialistas dizem que uma pessoa com pressão 13,5/8,5 tem o dobro de propensão a ataque cardíaco do que alguém com pressão 11,5/7,5.

Nesse estudo, a correlação entre bebidas doces e hipertensão foi ainda maior nas pessoas que consomem muito sal, que já é um conhecido "vilão" da pressão alta. Outra descoberta da pesquisa foi que pessoas que consomem mais bebidas adocicadas em geral têm uma dieta menos saudável, com maior consumo de calorias e menos ingestão de fibras e minerais.

Em média, pessoas que não tomam bebidas adocicadas tinham um índice de massa corporal (IMC) inferior ao de quem tomava mais de uma lata por dia.

Ian Brown, do Imperial College, de Londres, e participante da pesquisa, disse que, por se tratar de um estudo populacional, não foi possível estabelecer relações de causa e efeito.

"Não se pode dizer definitivamente que as bebidas doces elevam a pressão arterial, mas é uma evidência em um quebra-cabeças que precisa ser completado", disse ele em nota. "Enquanto isso, aconselharíamos as pessoas que desejam consumir bebidas adoçadas com açúcar que façam isso com moderação."

Acompanhe tudo sobre:Saúde

Mais de Ciência

Agência dos EUA confirma El Niño, que pode ser o maior desde 1950

O paradoxo do Trump Phone: nacionalista por fora, taiwanês por dentro

Novo executivo do Xbox diz que Microsoft não irá desistir do negócio de consoles

Mega túnel de 14 km na Cordilheira dos Andes vai conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico