Tecnologia

Estudo revê diagnóstico de circunferência abdominal

Pesquisa avaliou informações sobre 221.934 pessoas e os autores avaliaram o impacto de três variáveis comumente relacionadas ao surgimento de doenças cardiovasculares

A medida da circunferência do abdome, o IMC e a relação entre a medida do abdome e do quadril são os três fatores determinantes para riscos cardiovasculares

A medida da circunferência do abdome, o IMC e a relação entre a medida do abdome e do quadril são os três fatores determinantes para riscos cardiovasculares

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 13h20.

São Paulo - Medidas de obesidade geral - como o Índice de Massa Corporal (IMC) - são tão boas para prever risco cardiovascular quanto estimativas de obesidade localizada - como a medida de circunferência abdominal. É o que diz estudo da Universidade de Cambridge publicado na revista The Lancet. O resultado contesta o consenso anterior, que afirma que a medida de circunferência abdominal prevê com uma precisão três vezes maior o risco de enfarte do miocárdio quando comparado às estimativas baseadas no IMC.

A pesquisa avaliou informações sobre 221.934 pessoas, que participaram de 58 estudos de longo prazo. Os autores avaliaram o impacto de três variáveis comumente relacionadas ao surgimento de doenças cardiovasculares: a medida da circunferência do abdome, o IMC e a relação entre a medida do abdome e do quadril.

A conclusão foi que esses três fatores têm capacidade igual de determinar riscos cardiovasculares, desde que se levem em consideração dados adicionais sobre pressão sanguínea, histórico de diabetes e colesterol. As informações são do Jornal da Tarde.

Acompanhe tudo sobre:ServiçosSetor de saúdePaíses ricosEstados Unidos (EUA)SaúdeServiços de saúde

Mais de Tecnologia

Hydro tem metodologia inovadora e sustentável para destinação de rejeitos

Meta oferece novo modelo de anúncios na UE para evitar outra multa de € 200 mi

O Banco Mercantil apostou nos brasileiros 50+ — e pôs a IA no centro

Trump diz que fusão entre Netflix e Warner “terá que passar por revisão”