Tecnologia

Estudo identifica antiga vegetação de São Paulo

São Paulo - Há mais de 270 milhões de anos, a região que hoje compõe o estado de São Paulo tinha um outro tipo de vegetação, apontou um estudo realizado pela Universidade...

arvore (Reprodução)

arvore (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - Há mais de 270 milhões de anos, a região que hoje compõe o estado de São Paulo tinha um outro tipo de vegetação, apontou um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e divulgado nesta segunda-feira pelo biólogo Rafael Faria, responsável por sua realização.

O acadêmico averiguou e identificou a estrutura anatômica de fósseis de madeira do período Permiano, o último da era Paleozoica, quando a Terra era formada por um único continente (Pangeia) e os dinossauros ainda não existiam.

As espécies, já extintas, são similares às araucárias e aos pinheiros, segundo suas características anatômicas. As conclusões mencionadas foram alcançadas a partir da comparação do padrão dos anéis de crescimento do tronco de acordo com o clima, as estações e as características das folhas.

'A parede celular das plantas possuem lignina e é uma estrutura rígida, sendo fácil de ser preservada ao longo do tempo', explicou o biólogo à Agência EFE.

Outro dado interessante que o biólogo descobriu foi a presença de fungos nos fósseis, os quais, segundo ele, podem indicar um ecossistema em colapso.

'A princípio pensei que fosse sujeira, mas depois descobri que eram fungos', afirmou o pesquisador. No entanto, os micro-organismos citados não foram identificados, já que os mesmos estavam muito danificados.

O estudo contou com mostras de sete regiões do estado de São Paulo: Piracicaba, Saltinho, Rio Claro, Santa Rosa de Viterbo, Angatuba, Conchas e Laras.

 

Acompanhe tudo sobre:INFO

Mais de Tecnologia

Agentes de compra com IA: o que são e como funcionam os assistentes que compram por você

Microsoft anuncia aumento de preços de consoles Xbox pela 3ª vez em 13 meses

BDX anuncia primeira bolsa de dados do Brasil para empresas negociarem informações como ativo

Apple aumenta preços de Mac, iPad e Vision Pro — e culpa a corrida da IA