Tecnologia

Esta extensão para Firefox impede a coleta de dados pelo Facebook

Novo aplicativo é exclusivo para o navegador da Mozilla; usuários do Chrome têm alternativa

 (Andrew Harrer/Bloomberg)

(Andrew Harrer/Bloomberg)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 27 de março de 2018 às 16h27.

Última atualização em 27 de março de 2018 às 16h27.

São Paulo – Em meio à polêmica com a empresa de consultoria Cambridge Analytica, a Mozilla anunciou nesta semana uma extensão para o navegador Firefox em computadores que impede a coleta de dados pelo Facebook.

A proposta do Facebook Container, como é chamado, é devolver às pessoas o controle sobre seus próprios dados, isolando-os do alcance da rede social.

O uso do Facebook continua normal quando a extensão está instalada, a diferença, segundo a Mozilla, é que fica mais difícil para a empresa coletar informações sobre você.

"As páginas que você visita podem dizer muito sobre você. Elas podem inferir onde você mora, quais são seus hobbies, e a sua visão política. Há um valor enorme em reunir esses dados em um perfil social, e o Facebook tem a sua rede de rastreadores em vários websites. Esse código rastreia você de forma invisível e normalmente é impossível determinar quando esses dados estão sendo compartilhados", informou a Mozilla ao justificar o motivo do lançamento da sua nova extensão para Firefox.

Usuários do navegador Google Chrome podem usar o Disconnect como opção de app para dificultar o rastreamento por parte de empresas de tecnologia que têm a publicidade como principal negócio.

Acompanhe tudo sobre:FacebookFirefoxBrowsers

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs