Tecnologia

Espiões americanos também invadem smartphones, diz revista

Documentos obtidos pela alemã Der Spiegel mostram que aparelhos das principais empresas estão sujeitos à ação

Protesto contra espionagem em Berlim (REUTERS/Tobias Schwarz)

Protesto contra espionagem em Berlim (REUTERS/Tobias Schwarz)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2013 às 16h16.

São Paulo — Uma reportagem da revista Der Spiegel publicada ontem em seu site revela que a NSA (agência de segurança do governo americano) consegue espionar smartphones das principais fabricantes mundiais.

A Spiegel afirma ter obtido documentos que detalham as ações da agência. Segundo estes documentos, os espiões da NSA conseguem acesso aos dados mais importantes dos smartphones, como a agenda de seu proprietário, tráfego de mensagens, localização do aparelho e anotações.

Todos os principais sistemas e aparelhos — Apple, Android e BlackBerry — estão sujeitos à espionagem, mas a revista afirma que não há evidências de que as empresas de tecnologia tenham colaborado ou agido propositalmente para facilitar a espionagem.

As revelações da revista se somam a uma série de denúncias de violações de privacidade e espionagem ilegais do governo americano. Na semana passada, uma reportagem do Fantástico, da Globo, revelou que o governo americano vigiou e violou a privacidade da presidente Dilma.

Os documentos vazaram através de Edward Snowden, que trabalhou na CIA e hoje está exilado na Rússia, e vêm sendo divulgados pelo jornalista Glenn Greenwald, do Guardian, e outros veículos. As reportagens vêm causando embaraço ao presidente Barack Obama, a ponto de se ver obrigado a dar explicações a Dilma.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEdward SnowdenNSA

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático