Tecnologia

Escultura cinética expande os limites das impressoras 3D

Uma complexa escultura com 64 engrenagens é produzida numa única etapa em impressora 3D

Mechaneu v1: a escultura é produzida numa única operação, dispensando o encaixe de peças avulsas (Reprodução de Exame.com)

Mechaneu v1: a escultura é produzida numa única operação, dispensando o encaixe de peças avulsas (Reprodução de Exame.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 29 de dezembro de 2013 às 15h52.

São Paulo -- Quando se fala em impressão em 3D, muita gente pensa na produção de objetos simples, como porta-retratos e estatuetas. Mas o estúdio americano Proxy Design criou uma escultura cinética que, embora não tenha utilidade prática, expande os limites das impressoras 3D.

Chamada Mechaneu v1, a escultura possui 64 engrenagens associadas entre si. Quando uma é girada, todas giram. Mas o mais impressionante é que a máquina cinética foi produzida em uma única operação, ou seja, cada engrenagem foi formada já na posição em que deveria ficar.

Toru Hasegawa, diretor do Proxy Design Studio, diz que o projeto da Mechaneu v1 tem 1 milhão de polígonos, o que o torna extremamente detalhado.

O número é superior ao limite máximo dos aplicativos comerciais de impressão em 3D típicos. Por isso, a empresa teve de desenvolver seu próprio software.

Ele também afirma que o projeto inclui texturas estudadas para tornar o objeto agradável ao toque. Além disso, todas as paredes das engrenagens e da estrutura abaixo delas são muito finas, o que deixa o conjunto leve. 

No vídeo abaixo, Hasegawa fala (em inglês) sobre a Mechaneu v1:

//www.youtube.com/embed/l3xxDxlsIdA

Acompanhe tudo sobre:DesignInovaçãoImpressoras 3DImpressorasIdeiasVídeos de tecnologia

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático