Erro faz Hotmail apagar mensagens na virada do ano

Serviço é o mais popular do mundo, com mais de 360 milhões de usuários
Ainda não há informações sobre o número de contas afetadas (Jakub Krechowicz/SXC)
Ainda não há informações sobre o número de contas afetadas (Jakub Krechowicz/SXC)
C
Célio YanoPublicado em 03/01/2011 às 12:00.

São Paulo – Diversos usuários do serviço de webmail Hotmail, da Microsoft, relatam desde o sábado (1º) em redes sociais e fóruns da internet ter perdido todas as mensagens de e-mail guardadas em suas caixas de entrada por conta de uma espécie de “bug da década”.

A expressão é uma referência ao temido bug do milênio, previsto para ocorrer na virada de 1999 para 2000, quando se previa que computadores e sistema de todo o mundo poderiam entrar em pane por conta da inconsistência no cálculo de anos, que eram armazenados apenas com os últimos dois dígitos.

No caso do Hotmail, ainda não há uma explicação para o erro, mas vários relatos de usuários indicam que grande parte dos problemas ocorreu justamente na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Além de apagar as mensagens das caixas de entrada e de saída, o sistema ainda teria excluído todas as listas de contatos, pastas pessoais e outras personalizações e atualizações de perfil gravadas.

Catherine Brooker, porta-voz da Microsoft, disse em um comunicado que “até o momento sabe-se que o problema é limitado e a Microsoft está trabalhando com os usuários afetados individualmente”. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente a nossos clientes”, completou.

O Hotmail é o serviço de webmail mais popular do mundo, com mais de 360 milhões de usuários, segundo a consultoria comScore. Ainda não há informações sobre o número de contas que foram afetadas pelo problema.