Tecnologia

Empresa leva UOL à lista negra dos spammers

SÃO PAULO - Por causa de uma tal de Data Mail, que vende endereços de e-mail para quem quer fazer mala direta virtual, o UOL foi parar na lista negra do Mail-Abuse.org, que lista os maiores spammers da internet. O endereço IP de um dos servidores do UOL foi listado na MAPS RBL (de Realtime […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h46.

SÃO PAULO - Por causa de uma tal de Data Mail, que vende endereços de e-mail para quem quer fazer mala direta virtual, o UOL foi parar na lista negra do Mail-Abuse.org, que lista os maiores spammers da internet. O endereço IP de um dos servidores do UOL foi listado na MAPS RBL (de Realtime Blackhole List) na noite da última segunda-feira, dia 29.

O IP em questão, 200.231.206.186, pertence a um servidor batizado como Toole. Por este servidor, a Data Mail, que também atende como Mala Direta Digital, enviava spams oferecendo seu produto, um CD contendo 10,8 milhões de endereços de e-mail - "9,2 milhões de pessoas físicas e 1,6 milhões (sic) de pessoa jurídica, todos extraídos de sites e domínios no Brasil, sem repetições e organizados alfabeticamente", como diz o anúncio no site da empresa cara-de-pau.

De qualquer forma, o UOL ainda não retirou o tal servidor da lista negra. Normalmente, para isso acontecer basta o provedor enviar uma carta de intenções à MAPS, onde promete seguir as medidas corretivas contra spam sugeridas pela organização. Quando a MAPS verifica que tais medidas realmente foram cumpridas, então ela retira o servidor da RBL.

O UOL não é o primeiro provedor brasileiro a entrar na lista negra dos spammers. O iG já entrou duas vezes, a última delas em janeiro de 2001. Para ver o documento sobre o bloqueio da MAPS ao servidor do UOL, entre no MAPS RBL lookup, aqui.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Governo quer maior transparência na propaganda política das redes sociais

Uso de celulares é restrito em 64% das escolas de ensino fundamental e médio, aponta pesquisa

O plano da Uber de ter anúncios no app deu certo e já rende mais de US$ 1 bilhão em receita

Google é classificado como 'monopólio' por Justiça nos EUA

Mais na Exame