Tecnologia

Empresa cria impressora 3D de componentes eletrônicos

Produto será vendido nos Estados Unidos ainda em 2015

3D (Divulgação)

3D (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 09h29.

Voxel8 anunciou a criação de uma impressora 3D capaz de criar componentes eletrônicos. O produto, que foi revelado durante a feira de eletrônicos CES 2015, pode imprimir tanto materiais termoplásticos como tintas de prata altamente condutoras, o que viabiliza a criação de peças eletrônicas em um único processo. O aparelho será comercializado até o final deste ano ao custo de 9 mil dólares (24 100 reais, em conversão direta).

A companhia anunciou também a criação de uma tinta de prata que seria 20 mil vezes mais condutora que os filamentos termoplásticos com condutores e mais de 5 mil vezes mais condutora que as tintas a base de carbono.

A nova impressora 3D, que também pode usar o plástico PLA, tem uma tela sensível ao toque de 4,3 polegadas, conectividade Wi-Fi e porta USB.

Além disso, a Voxel8 anunciou uma parceria com a Autodesk para desenvolver uma nova ferramenta de desenho chamada Porject Wire, que poderá criar dispositivos eletrônicos para ser impressos em 3D. Com isso, as empresas permitem a criação de peças tridimensionais com circuitos integrados.

//www.youtube.com/embed/zbm2SSql8V8

A empresa foi fundada por Jennifer Lewis, professor da Wyss School of Biologically Inspired Engineering de Harvard, e conta com engenheiros mecânicos, de software e de materiais de Harvard e do MIT -- além de uma equipe de negócios formada por profissionais da Harvard Business School.

Esta não é a primeira impressora 3D capaz de imprimir placas de circuitos. No ano passado, estudantes de pós-graduação da Universidade de Stanford desenvolveram um projeto que podia criar protótipos eletrônicos funcionais.

Acompanhe tudo sobre:3DCESImpressorasINFO

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA