Tecnologia

Emoticons completam hoje 30 anos de existência

Sequência se símbolos usados para expressar felicidade ou tristeza na internet apareceram pela primeira vez em um e-mail no ano de 1982


	Menina feliz: disseminados pela web, emoticons são usados para expressar felicidade e outros sentimentos em mensagens eletrônicas
 (Getty Images)

Menina feliz: disseminados pela web, emoticons são usados para expressar felicidade e outros sentimentos em mensagens eletrônicas (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de setembro de 2012 às 18h01.

São Paulo – Os simpáticos emoticons :-) e :-(, tão disseminados em textos informais na web e especialmente nas redes sociais, completam hoje 30 anos de existência. Foi exatamente no dia 19 de setembro de 1982 que Scott Fahlman, professor da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) usou-os pela primeira vez em um e-mail.

A mensagem foi enviada às 11h44 para colegas de Fahlman e alunos, durante um debate sobre os limites do humor na internet e como diferenciar comentários que deveriam ser interpretados de maneira positiva ou não.

“Proponho a seguinte sequencia de caracteres para marcar uma piada :-)”, escreveu o professor. Ele ainda sugeriu que os símbolos fossem lidos de lado e que fosse usada a sequência com o parêntese oposto para marcar um comentário que não deveria ser lido como amigável, :-(.

Como é possível perceber, a adoção destes símbolos como meios de expressão se espalhou com rapidez e, desde então, surgiram centenas de variantes em todo o planeta. Em 1986, um estilo diferente de ler as carinhas surgiu no Japão. Ao invés de serem lidos de lado, os emoticons passaram a ser percebidos na direção vertical, como esta carinha (*_*), por exemplo. 

Acompanhe tudo sobre:Redes sociaisInternetE-mail

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs