Centro Niemeyer, primeira obra de Oscar Niemeyer na Espanha (Centro Niemeyer)
Gabriela Ruic
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 13h01.
São Paulo – O Centro Niemeyer, carinhosamente apelidado de “El Niemeyer” pelos espanhóis, é o mais recente projeto do famoso arquiteto e único que leva sua assinatura na Espanha. Localizado em Avilés, Principado de Astúrias, o ambicioso projeto tem tudo para colocar a cidade na rota dos turistas que procuram visitar locaisque são referência em arquitetura, como Bilbao e Barcelona.
O complexo conta com cinco espaços: um edifício principal, no qual acontecem exibições de filmes e conferências; uma cúpula que é o ambiente de exposições; uma torre de 13 metros de altura na qual está instalado um restaurante; auditório e praça aberta ao público.
O relacionamento de Niemeyer com o principado é antigo. Em 1989, o arquiteto recebeu o prêmio Príncipe das Astúrias, que reconhece personalidades que contribuíram ativamente para diversas áreas do conhecimento. Para citar outros nomes que já colocaram na estante a escultura de o artista Joan Miró, dada como troféu pela honraria, estão os cineastas Woody Allen e Pedro Almodóvar, além do cantor Bob Dylan.
Durante a comemoração dos 25 anos de história do prêmio, em 2006, a Fundação Príncipe de Astúrias contatou todos os homenageados e pediu que contribuíssem para a entidade mais uma vez, com projetos em suas respectivas áreas de atuação. Arquiteto que é, Niemeyer decidiu então projetar o complexo e doá-lo para a instituição.
Nasce, em 2008, o polo cultural “El Niemeyer”, que é comandado pela Fundação Centro Cultural (FCC), fundada na ocasião do início das obras e responsável pela administração do complexo. A FCC é presidida pelo próprio Niemeyer e conta com um conselho consultivo, que ajuda na gestão e elaboração das atrações do centro, e é formado por personalidades como o físico Stephen Hawkings, o escritor Paulo Coelho e Woody Allen.