Tecnologia

Drone americano mata 11 no Waziristão do Norte

Segundo as fontes, a maioria dos mortos eram membros do Tehrik-e-Taliban Pakistan, que engloba militantes de diferentes organizações nas áreas tribais

Drone (Divulgação)

Drone (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2014 às 13h26.

Um avião teleguiado norte-americano disparou neste sábado vários mísseis contra um complexo na região tribal do Waziristão do Norte, na fronteira do Paquistão com o Afeganistão, matando 11 militantes, de acordo com duas autoridades de inteligência paquistanesas. O ataque ocorreu na cidade de Datta Khel, que desde o mês passado tem sido palco de uma grande ofensiva por parte do exército paquistanês contra os rebeldes.

Segundo as fontes, a maioria dos mortos eram membros do Tehrik-e-Taliban Pakistan, que engloba militantes de diferentes organizações nas áreas tribais. O grupo visa a derrubar o governo paquistanês para implementar uma versão linha-dura da lei islâmica e a acabar com a cooperação com os norte-americanos no Afganistão.

Por vários anos, Washington pressionou o Paquistão para que agisse contra os grupos militantes no Waziristão do Norte. Quando assumiu o governo um ano atrás, o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, tentou tratar a questão por meio de negociações com os rebeldes e pediu aos EUA que não fizesse uso de ataques de drones durante o processo.

Mas as conversações entraram em colapso depois que os militantes atacaram o aeroporto de Karachi em 8 de junho, o que incitou uma ação militar por parte do governo na região do Waziristão do Norte. O início da ofensiva paquistanesa contou com a retomada do programa de drones dos EUA após uma pausa de seis meses.

Os ataques com aviões teleguiados são uma fonte de tensão entre Washington e Islamabad. O governo paquistanês denuncia o uso de drones como violação da soberania do país. Os disparos deste sábado sucedem atividade similar na quarta-feira, quando drones norte-americanos mataram 15 militantes no Waziristão do Norte. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:DronesEstados Unidos (EUA)GuerrasINFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários