Tecnologia

Datasul compra a sétima empresa desde IPO

Companhia de software de gestão arremata a Bonagura, da área de terceirização de processo de negócios, e reforça área de serviços

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.

A catarinense Datasul, do ramo de software de gestão, anunciou nesta quarta-feira (05/12) sua sétima aquisição desde a abertura de capital, em junho de 2006. A investida dessa vez está na área de em terceirização de processos de negócios (BPO), com a aquisição dos direitos de propriedade intelectual, metodologia e processos da também brasileira Bonagura, especializada nos segmentos administrativo e financeiro.

Segundo Paulo Caputo, diretor de novos negócios da empresa, a intenção é iniciar a Datasul no ramo de terceirização de processos e também reforçar a atuação na modalidade software como serviço, em que o cliente paga mensalmente pelo uso, em vez de adquirir as licenças. Hoje a Datasul já mantém parceria com a Salesforce.com, ícone mundial da modalidade.

O acordo prevê o investimento inicial de R$ 3 milhões na Bonagura e, em janeiro de 2009, caso a companhia tenha atingido determinados patamares de geração de EBITDA, a Datasul exerce efetivamente a opção de compra de 80% da companhia. O valor será de 6,5 vezes o resultado de 2008. Hoje a companhia atinge cerca de 18 milhões de reais em faturamento.

Entre os clientes atuais da Bonagura estão empresas com volume expressivo de transações financeiras, como a rede Blue Tree Hotéis, a varejista Fórum e a distribuidora de combustíveis Petrosul. "A expectativa com a aquisição é mantermos as operações centradas em companhias de médio e grande portes, a partir de 99 funcionários", diz Caputo.

Desde que abriu o capital, a Datasul tem reforçado sua estratégia de crescimento por meio de aquisições para brigar com sua principal concorrente, a Totvs. Até agora os investimentos têm passaram pelos segmentos de bancos, agronegócios e saúde, embora a companhia mire com atenção também o ramo da construção civil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Governo libera 66 empresas de apostas online a operar no Brasil

Mercado automotivo chinês alcançará novos recordes em 2025

Plano chinês para 5G e Indústria 4.0 até 2027

Fim do passaporte? Índia, Finlândia e Cingapura apostam em reconhecimento facial como "documento"