Baby (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h48.
A D-Link lançou nesta terça-feira (06/05) uma babá eletrônica inteligente, chamada de Baby Cam. Vendido por 899 reais, o aparelho tem uma câmera que filma com resolução HD (720p) e transmite as imagens via internet, quando o produto está ligado a um roteador. Com isso, é possível visualizar, por exemplo, o quarto de um bebê.
A Baby Cam tem tecnologias de deteção sonora e de movimento. Quando há alguma alteração desse tipo no ambiente, o usuário do aplicativo "mydlink Baby Camera Monitor", disponível para Android e iOS (versão para Windows Phone está em desenvolvimento), recebe uma notificação no smartphone e a câmera também grava o momento em seu cartão microSD não incluso no pacote. O aparelho também conta com um microfone bidirecional que permite ouvir os sons do ambiente, bem como se comunicar com o bebê.
A Baby Cam pode filmar no escuro, com infra vermelho, e tem um sensor de temperatura para que os pais possam monitorar o clima do ambiente em que o seu filho está. Para facilitar o acesso às imagens da câmera a partir de um dispositivo móvel conectado por internet 3G, o vídeo pode ser transmitido com resolução de 360p. Vale notar que até cinco pessoas podem acessar a Baby Cam ao mesmo tempo a partir de smartphones ou tablets.
"O casal tem que trabalhar, mas o desejo de estar em dois lugares ao mesmo tempo está presente.
Eles querem saber se o filho está sendo bem cuidado pela babá e para isso seria preciso contratar uma empresa para instalar câmeras no quarto, por exemplo. Era muito dificil atender esse desejo. Com a evolução da internet, transmitir videos remotamente ficou muito mais simples", afirma Flávio Souza, gerente de produtos e gravadores cloud da D-Link no Brasil.
A Baby Cam foi apresentada na feira de eletrônicos de consumo CES 2014 e recebeu o International CES Innovations 2014 Design and Engineering Awards Honoree. O produtro está disponível em todo o mercado brasileiro nas redes de varejo.