Tecnologia

Crimes no ciberespaço serão combatidos por nova organização

International Cyber Security Protection Alliance vai reunir governos, multinacionais e escritórios da polícia

Autoridade internacional quer otimizar investigações de crimes digitais (Gustavo Molina/SXC.hu)

Autoridade internacional quer otimizar investigações de crimes digitais (Gustavo Molina/SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2011 às 18h43.

Londres - Uma nova organização internacional, denominada "International Cyber Security Protection Alliance" (ICSPA), reunirá Governos, empresas multinacionais e escritórios da Polícia para combater crimes globais no ciberespaço.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse que "a natureza desta ameaça pede que haja mais que uma resposta nacional, exige uma resposta verdadeiramente global e nisto se concentra a ICSPA", afirmou.

Cameron acrescentou que, além de forjar relações entre empresas, Governos e autoridades policiais de todo o mundo, esta nova organização, presidida pelo ex-ministro do Interior do Reino Unido, David Blunkett, se dedicará ao desenvolvimento da troca internacional de informação.

"O objetivo da ICSPA é melhorar a capacidade internacional de aplicação da lei e a capacidade para ajudar a proteger os negócios e seus clientes contra esta ameaça sem precedentes", declarou.

O secretário de Estado britânico James Brokenshire destacou que, mesmo que internet proporcione grandes oportunidades a pessoas e empresários, também permite que os delinquentes atuem além das fronteiras nacionais.

"O crime cibernético é um problema verdadeiramente global e para erradicá-lo necessitamos de uma associação sólida entre países e entre setores públicos e privados", alertou.

Acompanhe tudo sobre:crimes-digitaisRegulamentaçãoseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame