Tecnologia

Crescimento na venda de PCs vai desacelerar em 2006

Pesquisa do Gartner mostra que o mercado de PCs atingiu a maturidade nos países ricos, onde a demana irá cair 8,6%. Venda de laptops, entretanto, continua em alta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h32.

A venda de computadores em todo o mundo crescerá a um ritmo menos acelerado este ano. De acordo com a empresa de pesquisas de mercado Gartner, a demanda por PCs será 10,7% maior do que em 2005, quando o setor cresceu 15,5% em comparação ao ano anterior. A previsão é de que, este ano, sejam vendidos 234,5 milhões de PCs.

O pior desempenho é esperado no segmento de computadores de mesa (ou desktops), cujas vendas devem crescer apenas 1,9%. Nos países onde o setor de tecnologia está mais maduro, haverá queda geral nas vendas de até 8,6% este ano. A média mundial não ficará negativa graças às economias emergentes. Nesse países, o consumo por novos computadores será 19,5% maior em 2006, segundo o Gartner.

Enquanto isso, as encomendas de computadores portáteis (laptops) seguem em alta absoluta no mercado, tanto nos países ricos como nos países em desenvolvimento. A expectativa é de que as vendas, neste segmento, cresçam 31,4% em todo o mundo.

Os analistas fazem um alerta: a previsão de vendas para esse ano pode ser ainda pior caso a Microsoft não defina uma data precisa para o lançamento de seu novo sistema operacional, o Vista.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025