Tecnologia

Cresce venda mundial de aparelhos com conexão à internet

"A mobilidade é primordial tanto nos mercados consolidados como nos emergentes", disse Carolina Milanesi, da Gartner

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 18h07.

A venda mundial de aparelhos com conexão à internet, que inclui desde computadores pessoais, até tablets e smartphones, mostra um crescimento sustentável em 2013, em meio a uma tendência cada vez maior para os dispositivos móveis, revelou uma pesquisa nesta segunda-feira.

Segundo esta pesquisa da empresa Gartner, o número desses aparelhos aumentaria 5,9% em 2013, a 2,35 bilhões, impulsionado pelas vendas de tablets, smartphones e, em menor medida, computadores "ultra-móveis".

As vendas dos tradicionais de computadores PCs, de escritório e portáteis, prevê que caiam 10,6%, a 305 milhões de unidades, sem incluir os ultra-móveis, uma nova categoria de PCs menores. Aí se incluem os tablets conversíveis, isso é, tablets que podem se transformar em computadores portáteis.

As vendas de tablets devem crescer 67,9%, a 202 milhões de unidades, enquanto o mercado dos telefones celulares terá um aumento de 4,3%, a 1,8 bilhão.

"Os consumidores querem, em qualquer momento e em qualquer lugar, computadores que lhes permitam consumir e criar conteúdo de forma simples, mas além de compartilhar e ter acesso a esse conteúdo de uma série de produtos diferentes", disse Carolina Milanesi, de Gartner.

"A mobilidade é primordial tanto nos mercados consolidados como nos emergentes", disse.

Segundo Gartner, as vendas de PCs ultra-móveis, como o Google Chromebook, se duplicarão em 2013, mas permanecerão em um nível relativamente baixo, de cerca de 20 milhões de unidades.

A pesquisa também mostrou que o crescimento de tablets e smartphones começará a cair. O relatório diz que muitos consumidores optam por tablets "básicos" para baixar custos.

O iPad mini da Apple, por exemplo, representou 60% de todas as vendas de tablets da Apple no primeiro trimestre de 2013.

Os analistas esperam que os dispositivos equipados com o sistema operacional Android do Google estendam seu domínio em 2013, a 866 milhões, à frente da Microsoft Windows e do iOS da Apple.

Segundo Gartner, a Apple é o grupo mais "homogêneo", com muitos produtos em cada segmento, enquanto o Windows domina no setor dos PCs, e o Android, em telefonia inteligente.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresIndústria eletroeletrônicaInternetSmartphonesTabletsVendas

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025