EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 12 de agosto de 2013 às 15h56.
São Paulo - Embora o acesso à internet na Coreia do Norte seja extremamente limitado, o país iniciou a produção de seu próprio smartphone.
Segundo a agência de notícias North Korea Tech, o líder norte-coreano Kim Jong-Un deu aval para a produção em larga escala do smartphone “Arirang” com sistema operacional Android.
A agência de notícias divulgou diversas imagens de Jong-Un em visita à fábrica localizada na capital Pyongyang. Recentemente o líder norte-coreano também acompanhou o início da produção de um tablet sem Wi-Fi, mas que roda o game Angry Birds.
Os norte-coreanos não divulgaram detalhes sobre as especificações do aparelho, mas afirmaram que o smartphone teria tela sensível ao toque e câmera de alta resolução.
A agência também aponta que os aparelhos serão apenas inspecionados na fábrica norte-coreana antes de serem vendidos. A produção e montagem do smartphone ocorrem em uma fábrica chinesa não especificada.
O acesso à internet na Coreia do Norte é controlado e quase nenhum cidadão tem permissão para navegar. O país chegou a liberar a internet 3G para turistas no início deste ano, mas voltou atrás pouco tempo depois.
Ainda há um longo caminho, mas a produção em massa de um smartphone pode sinalizar que os governantes consideram ampliar a conexão à web no país.