Robô Pepper (SoftBank)
Da Redação
Publicado em 5 de junho de 2014 às 14h08.
A operadora de celular japonesa SoftBank entrou com tudo no mundo da robótica. A empresa criou o Pepper, um robô capaz de ler emoções.
Masayoshi Son, CEO do SoftBank, apresentou Pepper durante uma conferência de imprensa ao vivo no Japão, nesta quinta-feira (5). O robô foi construído em parceria com a Aldebaran Robotics SAS. Com olhos gigantes, rosto de criança, cabeça articulada, uma tela no meio peito, braços e mãos, Pepper lê as emoções humanas ao julgar a expressão facial e o tom de voz das pessoas.
Pepper funciona com um motor emocional alimentado por uma inteligência artificial armazenada na nuvem. Isso permite que o robô dê retorno emocional e tenha reações diferentes de acordo com o que a pessoa falar com ele.
O robô é sensível ao toque em suas mãos e cabeça. Há também sensores em sua base, o que permite que ele ande sozinho pelo ambiente. Ele mede cerca de 1 metro e 20 centímetros e pesa cerca de 30 kilos. A máquina funciona com uma bateria que dura até 12 horas.
Pepper ainda está em construção. Ele deve chegar aos consumidores somente em 2015 por cerca de 2 mil dólares. Enquanto isso não acontece, o SoftBank planeja instalar alguns robôs em pontos de venda do Japão.
Veja abaixo um vídeo que mostra Pepper em ação:
//www.youtube.com/embed/sUsjW1gdPnY