Oskar Fischinger: quem foi o pai dos efeitos visuais do cinema
Nesta quinta-feira (22), dia que o artista completaria 117 anos, seu trabalho é homenageado com um Doodle que permite a criação de uma música visual
Clara Cerioni
Publicado em 22 de junho de 2017 às 11h23.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 13h19.
São Paulo - O Google homenageia nesta quinta-feira (22) o aniversário de 117 anos de Oskar Fischinger , artista alemão reconhecido por criar efeitos visuais e vídeos com som, muito antes do surgimento do design gráfico e dos clipes de música. Conhecido por seus trabalhos no cinema e na pintura, Fischinger ganha umDoodleinterativo que permite que você crie a sua própria música visual.
Nascido em 1900, o artista é uma figura importante no mundo do design, especialmente nas áreas de motion graphics e animação. Sua capacidade de combinar visões abstratas e manualmente sincronizá-las com música é considerada até hoje uma das técnicas cinematográficas mais influentes de todos os tempos. Mestre de movimento e cor, Oskar Fischinger passava meses – às vezes anos – planejando e fazendo suas animações.
Suas produções cinematográficas, a maioria construídas entre 1920 e 1930, chamam atenção por conta da técnica adotada: com poucos recursos, o artista usava umacâmera e recortava frame por frame a filmagem de suas pinturas em acrílico, até chegar no resultado desejado.
Oskar Fischinger também é considerado o precursor da mídia interativa e dos jogos touch. Ele inventou o Lumigraph,uma espécie órgão que pintava de acordo com as notas tocadas egerava exibições cromáticas fantásticas de acordo com os movimentos das mãos.
Grande parte de seu acervo está reunido no site Oskar Fischinger e pode ser acessado gratuitamente.