susanbennett (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 4 de outubro de 2013 às 10h03.
São Paulo A voz da assistente pessoal Siri, que tenta ajudar usuários do iOS desde a versão 5 do sistema, permaneceu em segredo desde seu lançamento. Porém, não mais: a CNN encontrou a mulher que diz ter emprestado as cordas vocais à versão americana do software da Apple.
Ela é Susan Bennett, locutora, dubladora e vocalista de Atlanta, Estados Unidos, já conhecida por ter dado voz a alguns aparelhos de GPS, comerciais e outros smartphones. À CNN, ela diz ter gravado todas as frases da Siri em 2005, nos estúdios da GM Voices, empresa tradicional no ramo, e desde então tem vivido no anonimato como sempre o fez, na verdade.
A decisão de se revelar veio pouco depois de um vídeo publicado pelo site The Verge, que mostrava todo o processo de gravação de uma voz sintetizada como a da assistente pessoal do iOS. No clipe, a atriz vocal Allison Dufty demonstra como funciona o sistema e, graças a isso, acabou confundida com a própria voz da Siri por algumas pessoas que assistiram.
Gravando Segundo Bennett, a gravação das palavras e frases da assistente virtual ocupou quatro horas de seus dias em julho de 2005. A atriz conta que ficava entendiada por repetir orações sem nexo seguidamente, e isso, aliado às pausas que fazia, talvez explique a "personalidade" que a Siri parece apresentar de vez em quando.
Bennett, que não revela a idade, ainda afirmou que não sabia em que a voz dela seria usada, mas supôs que entraria nos aparelhos de telefone da Apple. E ela só foi descobrir onde tinha parado quando recebeu um e-mail de amigo, em 2008. Isso talvez explique a demora em se mostrar ao mundo aliado também ao fato de a atriz não saber as implicações legais que a revelação traria a ela. Veja no vídeo abaixo o bate-papo feito pela CNN.