Tecnologia

Conheça a atriz que deu voz à assistente Siri

Experiente no ramo da 'atuação vocal', Susan Bennet conta que gravou a voz da assistente pessoal do iOS em 2005

susanbennett (Reprodução)

susanbennett (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 10h03.

São Paulo – A voz da assistente pessoal Siri, que tenta ajudar usuários do iOS desde a versão 5 do sistema, permaneceu em “segredo” desde seu lançamento. Porém, não mais: a CNN encontrou a mulher que diz ter emprestado as cordas vocais à versão americana do software da Apple.

Ela é Susan Bennett, locutora, dubladora e vocalista de Atlanta, Estados Unidos, já “conhecida” por ter dado voz a alguns aparelhos de GPS, comerciais e outros smartphones. À CNN, ela diz ter gravado todas as frases da Siri em 2005, nos estúdios da GM Voices, empresa tradicional no ramo, e desde então tem vivido no anonimato – como sempre o fez, na verdade.

A decisão de se revelar veio pouco depois de um vídeo publicado pelo site The Verge, que mostrava todo o processo de gravação de uma voz sintetizada – como a da assistente pessoal do iOS. No clipe, a “atriz vocal” Allison Dufty demonstra como funciona o sistema – e, graças a isso, acabou confundida com a própria voz da Siri por algumas pessoas que assistiram.

Gravando – Segundo Bennett, a gravação das palavras e frases da assistente virtual ocupou quatro horas de seus dias em julho de 2005. A atriz conta que ficava entendiada por repetir orações sem nexo seguidamente, e isso, aliado às pausas que fazia, talvez explique a "personalidade" que a Siri parece apresentar de vez em quando.

Bennett, que não revela a idade, ainda afirmou que não sabia em que a voz dela seria usada, mas supôs que entraria nos aparelhos de telefone da Apple. E ela só foi descobrir onde tinha parado quando recebeu um e-mail de amigo, em 2008. Isso talvez explique a demora em “se mostrar ao mundo” – aliado também ao fato de a atriz não saber as implicações legais que a revelação traria a ela. Veja no vídeo abaixo o bate-papo feito pela CNN.

http://i.cdn.turner.com/cnn/.element/apps/cvp/3.0/swf/cnn_embed_2x_container.swf?site=cnn&profile=desktop&context=embed&videoId=tech/2013/10/02/siri-susan-bennett-red-chair-ideas-orig-jtb.cnn&contentId=tech/2013/10/02/siri-susan-bennett-red-chair-ideas-orig-jtb.cnn

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOiOSiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Mudança no algoritmo do Google impacta proprietários de pequenas empresas online

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Mais na Exame