Conceito da Volvo traz banco do passageiro como cadeirinha para bebês
O banco da SUV XC90 pode ser virado 180 °, ficando de frente para a mãe sentada no banco traseiro
Rafael Kato
Publicado em 10 de julho de 2015 às 10h01.
Um carro-conceito da Volvo apresentado no Salão de Xangai, China, no começo deste mês traz uma substituição do banco do passageiro por uma cadeirinha para bebês. O banco da SUV XC90 pode ser virado 180 °, ficando de frente para a mãe sentada no banco traseiro, como mostra a imagem acima.
Focamos em três principais benefícios: tornar mais fácil colocar a criança para dentro e para fora do carro, oferecer uma perspectiva ergonômica e confortável, proporcionando um lugar seguro que permite a criança manter contato visual com o motorista ou com o passageiro traseiro e, claro, espaço suficiente para armazenamento para acessórios vitais, afirma Tisha Johnson, designer-chefe na Volvo.
Além de rotacionar o banco para o bebê, é possível regular a inclinação, assim como guardar fraldas, cobertores e mamadeiras em compartimentos especialmente desenhados.
A inclinação é importante ao oferecer uma posição melhor para o sono da criança, além de ser mais uma forma mais segura de transporte, pois resulta em uma menor força sobre o pescoço. Isso é importante pelo fato de bebês terem uma relação desproporcional entre a cabeça e o corpo.
Para Johnson, essa opção de design será importante e bastante comum em veículos autônomos no futuro.