Computador da IBM vai enfrentar nerds nos Estados Unidos

A TV americana vai exibir hoje uma disputa inusitada: uma gincana de conhecimento em que dois homens vão competir contra um computador.

O Jeopardy, um dos programas de perguntas e respostas preferido dos americanos, vai colocar frente a frente o computador Watson, da IBM, contra os campeões da competição Ken Jennings e Brad Rutter. Jennings e Rutter são os maiores vencedores do jogo e juntos já faturaram mais de 5 milhões de dólares. Os três competidores serão colocados lado a lado, num sistema cada um por si. As perguntas serão feitas pelo apresentador do programa, Alex Trebek.</p>

Para desenvolver a capacidade de interpretar a linguagem humana, 200 milhões de páginas de livros foram inseridas nos bancos de informações do Watson. Por meio de um algoritmo, ele interpreta a pergunta e busca a resposta em seus arquivos. Detalhe: a resposta precisa ser dada em apenas três segundos, tempo que cada participante tem para ativar o botão de resposta.

Segundo o engenheiro e gerente de produtos da IBM Anibal Strianes, o grande desafio do Watson é interpretar a linguagem humana e devolver a resposta num curto espaço de tempo. Para isso, ele utiliza uma algoritmo chamado de DeepQ. “São vários servidores que processam a informação de forma massiva e paralela”, explica Strianes.

Para o “Jeopardy”, o DeepO combina mais de 100 técnicas diferentes para analisar a linguagem natural, identificar fontes, gerar hipóteses e encontrar provas  e respostas. Em relação ao hardware, o Watson soma dez racks, com um total de 90 servidores, 2 880 núcleos de processamento e 16 terabytes de memória. No total, 30 milhões de dólares foram investidos no desenvolvimento da máquina.

“Esse computador não está disponível para comercialização, mas funciona como plataforma de testes para as aplicações desenvolvidas pela empresa. Entre outros, ele pode ser útil na medicina, para o apontamento de diagnósticos a partir do cruzamento de sintomas, ou para tomar decisões no sistema financeiro em um sistema business analytics”, explica Strianes. Hoje a noite, Watson vai encontrar dois nerds tão preparados quanto ele. Resta saber quem vencerá o desafio, o homem ou a máquina?

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.