Tecnologia

Compra da Datasul dá mais peso ao Brasil em software, diz IDC

Segundo consultoria, Totvs ficará mais forte para brigar com as gigantes internacionais do software de gestão SAP e Oracle especialmente na América Latina

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h39.

A compra da Datasul pela Totvs - por cerca de 700 milhões de reais - será positiva não só para o mercado local, mas para fortalecer a imagem do Brasil no mercado internacional de software.

A consolidação dará mais fôlego para a Totvs atuar frente às gigantes do software, como Oracle e SAP, especialmente na América Latina, segundo o analista sênior da IDC para a região, Julio Pagani.

Na terça-feira (22/07), a corretora Fator já havia informado em um relatório acreditar que a união poderá fazer com que a Totvs salte uma posição no mercado latino de software, ultrapassando a Oracle, que está na segunda colocação, e chegando mais perto da SAP, hoje líder na região.

"A união fortalece a empresa especialmente nos principais mercados dessa região, como México e Argentina, onde ambas já têm presença. Além disso, nos países onde não há sobreposições como a Colômbia onde a Datasul já atua e Portugal, país de operação da Totvs, a integração será positiva para atingir mais capilaridade", comenta Pagani.

No mercado interno, a integração também é saudável, segundo o analista. De acordo com ele, a formação do conglomerado não deverá promover uma concentração estrondosa para o mercado e também não deverá acontecer pressões de preço em software. No entanto, a concorrência ficará ainda mais difícil para as gigantes internacionais que tentam abocanhar a fatia promissora das médias e pequenas empresas, hoje o segmento mais promissor para o software de gestão.

Quanto às operações conjuntas, Pagani acredita que a Totvs deverá realizar a integração da Datasul nos moldes semelhantes como fez com Microsiga, Logocenter e RM Sistemas, ou seja, mantendo cada linha de produtos separadamente e também as equipes que os desenvolvem.

"Não faria sentido matar o produto que vem dando certo na Datasul, embora deverão existir desafios significativos para gerenciar as ofertas de todas as empresas do grupo", revela.

Treinar os canais de vendas também serão desafios para a Totvs, ao passo que Datasul traz consigo os sistemas das dez empresas que adquiriu após o IPO. "As aquisições que a Datasul fez foram interessantes para complementar sua oferta em certas verticais. A Totvs herda tudo isso, mas com certeza vai ter trabalho na integração", explica.

As ações da Totvs, que fecharam em alta ontem, encerraram praticamente estáveis, a 50 reais. As da Datasul, que subiram mais de 9% na terça-feira recuaram 2,67%, a 22,20 reais.

(Atualizada às 18h30)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Receita de jogos chineses cai 3,3% no primeiro semestre

Galaxy Z Flip 6: conheça os detalhes do smartphone usado pelos atletas nas Olimpíadas

Meta pagará US$ 1,4 bilhão ao estado Texas por uso indevido de tecnologia de reconhecimento facial

Carteira do Google testa pagamento por PIX em contas do C6 e PicPay

Mais na Exame