Exame Logo

Microsoft diz que compete igualmente com a Apple no Brasil

Vice-presidente executivo da Microsoft disse que, no Brasil, a empresa compete de igual para a igual com a Apple em termos de participação de mercado

Stephen Elop, da Microsoft: “o Brasil está entre os cinco mercados mais importantes para os nossos negócios" (Simon Dawson/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 21h46.

A estratégia da Microsoft para focar em smartphones intermediários e celulares de baixo custo tem produzido um efeito positivo no Brasil.

No ano passado, a empresa teve um crescimento de 30% no número de unidades vendidas no país, segundo o vice-presidente executivo Stephen Elop.

“Hoje nós já competimos de igual para igual com a Apple no Brasil em termos de participação de mercado de unidades vendidas”, afirmou Elop em um encontro com jornalistas brasileiros na terça-feira (31). Ele não quis citar a fonte dos dados.

Segundo a consultoria IDC Brasil, no terceiro trimestre de 2014, o Windows Phone havia ultrapassado o iOS entre as plataformas mais vendidas.

Mas o Android continua sendo um líder difícil de bater, com 91% do mercado de smartphones. No mundo, porém, a participação do Windows Phone é de apenas 2,7%, equanto o iOS tem 14,8%.

A Microsoft afirma ter vendido 10,5 milhões de unidades da família Lumia no mundo nos últimos três meses de 2014. Segundo Elop, o Brasil é um dos principais responsáveis pelo bom resultado.

“O Brasil está entre os cinco mercados mais importantes para os nossos negócios, e está entre os dois primeiros em termos de unidades vendidas. Está indo muito bem”, afirmou. “Adotamos faixas de preço muito agressivas no Brasil.”

Em 25 abril, a aquisição da divisão de aparelhos da Nokia pela Microsoft completa um ano. Neste período, a empresa fez cortes drásticos que afetaram cerca de 12.500 postos de trabalho da Nokia, reduziu as linhas de produtos e adotou uma estratégia focada em celulares de baixo custo – um dos aparelhos lançados no ano passado, o Nokia 215, tem preço sugerido de apenas 29 dólares.

No lado dos smartphones, a Microsoft também tem investido em aparelhos intermediários e mais baratos, como os novos Lumia 640 e 640 XL. Esta categoria respondia por mais da metade do mercado de celulares brasileiro no terceiro trimestre de 2014. Além disso, a empresa tem integrado mais seus serviços e ferramentas online (como o Office, Outlook e OneDrive) em seus novos aparelhos.

Novos desafios

Nascido no Canadá, o executivo Stephen Elop, 51 anos, tem uma longa carreira no mercado de tecnologia, tendo passado por empresas como Lotus, Macromedia e Adobe.

Entre 2008 e 2010, foi diretor da unidade de negócios da Microsoft, de onde saiu para se tornar presidente da Nokia, o primeiro líder estrangeiro da empresa.

No período à frente da fabricante finlandesa, Elop liderou uma mudança drástica nos smartphones, que passaram a adotar o sistema Windows Phone da Microsoft. Em 2013, Elop também estava no comando da fabricante durante as negociações para a venda da Nokia à Microsoft por 5,4 bilhões de euros.

Agora, Elop lidera a divisão na Microsoft responsável por todos os produtos de hardware da empresa. A unidade inclui a área de celular herdada da Nokia e também produtos como o tablet Surface, o videogame Xbox One, a pulseira eletrônica Microsoft Band.

Outro eletrônico sob comando de Elop são os óculos de realidade aumentada e virtual HoloLens, apresentados pela Microsoft em janeiro e ainda sem previsão de lançamento.

“Agora estamos trabalhando com os desenvolvedores. Depois da apresentação, todo tipo de empresa e produtores de games nos procurou para dizer que querem participar disto, e então estamos engajados nesse processo agora”, disse Elop, em resposta a INFO. “Vamos compartilhar nossas ideias que ainda não foram anunciadas durante a nossa conferência de desenvolvedores, a Build, em 29 de abril.”

Integração com Windows

O HoloLens faz parte também de uma nova visão da Microsoft para integrar a experiência de seus produtos de software (como Windows e Office) entre todo tipo de aparelho, seja computador, smartphone, tablet ou os novos óculos eletrônicos.

E boa parte dessa estratégia passa pela divisão comandada por Elop.

“Com o Windows 10, teremos uma plataforma operacional comum, com uma variedade de experiências através de todos esses aparelhos”, disse.

“Quando o sistema for lançado no fim do ano, você verá exemplos de como estamos trabalhando como uma equipe só. Coisas que antes esperávamos estão realmente começando a acontecer.”

Elop também afirma que pretende voltar ao mercado de smartphones “premium”, que competem com os aparelhos mais avançados e caros do mercado.

Mas estes novos produtos só devem ser lançados com a chegada do Windows 10, um sistema que terá versão tanto para computadores quanto para os celulares. “Nosso plano é voltar para o mercado high-end. Você pode esperar o lançamento de aparelhos premium junto do Windows 10”, disse.

A Nokia realizou nesta semana um evento para revelar novos aparelhos. Mas além dos dispositivos, foram apresentados também diversos aplicativos que devem estrear em breve no Windows Phone, dos quais o grande destaque é o Instagram. Só que o app de fotos não é o único, como a Microsoft avisou. Confira a seguir uma relação com outros 10 aplicativos prometidos para o sistema operacional móvel da empresa – alguns já estão até disponíveis.
  • 2. Vine

    2 /11(Reprodução)

  • Veja também

    A rede social de compartilhamento de vídeos curtos não teve tanto destaque quanto o Instagram, mas deverá ser um adendo igualmente importante ao sistema. Mas ele já chegará tendo que enfrentar a concorrência do 6sec, por exemplo, versão não oficial – e bastante elogiada – do próprio Vine, desenvolvida por um único homem – Rudy Huyn, o mesmo por trás do 6tag, app que faz as vezes de Instagram no Windows Phone.
  • 3. InNote e Papyrus

    3 /11(Reprodução)

  • Os dois aplicativos de anotações terão grande utilidade nos novos tablets da Nokia. O InNote (ao lado) já está até disponível, e funciona mais ou menos como o Evernote, mas tem foco em anotações e lembretes escritos à mão. Pode ser útil no trabalho, na escola ou como uma forma simples de organizar seus afazeres. O Papyrus, por sua vez, tem mais “jeito” de papel, e permite ajustar a intensidade do traço feito por uma caneta Stylus. Dá para selecionar, recortar, copiar e colar tudo que for manuscrito na tela.
  • 4. Temple Run 2

    4 /11(Reprodução)

    Sucesso no Android e no iOS, o game de “corrida infinita” já estreou há algum tempo no Windows Phone. No entanto, a sequência ainda deve levar mais algum tempo para chegar a smartphones e tablets com o sistema – mas já está prometida.
  • 5. Rayman: Fiesta Run

    5 /11(Reprodução)

    Sucessor do divertido Rayman Jungle Run, Fiesta Run deve aproveitar o mesmo estilo de jogo do original. Ou seja, uma aventura com 75 fases, pelas quais você deve controlar o personagem desmembrado ou os amigos dele, enfrentando chefões e obstáculos diversos. Tudo embalado por uma ótima trilha sonora, como dá para ouvir no trailer oficial.
  • 6. Plex

    6 /11(Reprodução)

    Em breve, a “ solução completa de mídia ” permitirá gerenciar e compartilhar vídeos, músicas e fotos entre Windows Phone 8, iOS, Android e smart TVs, como um servidor DLNA. Não há data certa para o lançamento do aplicativo, mas ele será um bom atrativo para novos compradores.
  • 7. Nokia Camera

    7 /11(Reprodução)

    Uma mistura de Pro Camera com Smart Camera, o aplicativo da Nokia traz algumas boas ferramentas para fotógrafos com celulares. Usuários poderão regular ISO, velocidade de disparo e mais, transformando um Lumia qualquer quase em um 1020 – mas sem a qualidade da câmera, claro. Já disponível para download gratuito em aparelhos da fabricante finlandesa.
  • 8. Nokia StoryTeller

    8 /11(Reprodução)

    Outra obra da Nokia, o StoryTeller tem uma proposta diferente: contar histórias de uma forma “dinâmica e interativa”. O aplicativo integra fotos e locais do HERE Maps e cria uma espécie de jornada fotográfica, animada também por vídeos e pequenos clipes. Também está prometido para breve.
  • 9. phriz.be

    9 /11(Reprodução)

    disponível na loja do Windows Phone, este aplicativo não tem uma função inovadora, mas a execução dela é interessante. De forma simples, um usuário pode compartilhar e trocar com um ou mais amigos as fotos em alta resolução tiradas com um Lumia 1020, por exemplo. Como uma rede social, o app ainda permite ao usuário se conectar com outros nas proximidades para trocar imagens, além de poder distribuir as próprias mundialmente.
  • 10. Xbox Video

    10 /11(Reprodução)

    A “locadora virtual” da Microsoft finalmente chegará ao Windows Phone 8. Por ela, dá para comprar ou alugar filmes e episódios de séries para assistir no smartphone ou tablet, quase como um Netflix, mas sem a necessidade de fazer streaming. O acervo é bem atualizado, mas, claro, está longe ser completo. Deve chegar ao sistema até os feriados de final de ano. Na imagem ao lado, a versão para Windows 8.
  • 11. Asphalt 8: Airborne

    11 /11(Reprodução)

    O sétimo capítulo do game de corrida já está disponível há algum tempo no WP, e o oitavo logo deve acompanhá-lo – mesmo já tendo estreado nos sistemas rivais há um mês. O jogo traz 47 carros e 180 eventos para você escolher e correr. Sem ligar para o realismo, Asphalt aposta no visual e nas manobras cinematográficas para tornar as disputas mais divertidas.
  • Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOMicrosoftSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame