Comparativo: iPhone 5s contra HTC One M8
Os aparelhos topo de linha são os melhores dos dois mundos
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2014 às 15h07.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h54.
A Apple conta com o seu smartphone topo de linha iPhone 5s, lançado no ano passado, que é um dos melhores aparelhos do mercado. Nesta semana, o HTC One M8 foi revelado oficialmente e mantém a tradição de ser um forte competidor nesse segmento, vencendo a maioria dos dispositivos Android quando o assunto é configuração ou design. Confira a seguir o comparativo do T3 dos dois smartphones que têm os melhores recursos dos mundos Android e iOS.
O HTC One M8, assim como seu antecessor, é um dispositivo muito bem trabalhado, com sua construção em uma peça única de alumínio, bordas precisas e acabamento de alta qualidade. Ele é provavelmente o único dispositivo que pode competir com o iPhone 5S quando se trata de design industrial. O recém-lançado M8 da HTC tem um visual muito similar ao do One , com apenas algumas mudanças bem escolhidas. O design de alumínio é agora ainda mais usinado do que antes, dando-lhe uma melhor ergonomia e ele também é ligeiramente mais curvo. Há agora um slot para cartão microSD , algo que o iPhone não tem, e a entrada do fone de ouvido foi mudada para a parte de baixo, como no aparelho da Apple.
Ambos os dispositivos passam a sensação de serem topo de linha e isso é, sem dúvida, devido aos materiais de alta qualidade utilizados pelas duas empresas. Graças à curvatura do HTC One M8, o aparelho se encaixa muito bem na palma da mão. No entanto , devido à tela de 5 polegadas, ele é muito maior do que o iPhone 5s, que tem display de 4 polegadas. O tamanho do iPhone é mais inteligente, leve e melhor, com 123,8 mm x 58,6 mm x 7,6 mm e peso de apenas 112g. O HTC One M8 definitivamente perde nesse sentido, com peso de 160g e 9,3 mm de espessura. Contudo, a diferença de peso é algo quase imperceptível.
O HTC One M8 e o iPhone 5s oferecem especificações diferentes quando se trata do display. O primeiro tem uma tela de 5 polegadas com resolução Full HD. Smartphones Android em geral sempre contam com uma tela maior do que a do aparelho da Apple, que tem o tamanho de tela amigável de 4 polegadas, com boa resolução de 640 por 1136 pixels.
Ambos dispositivos emblemáticos contam com um sério poder de processamento, com os chips mais recentes do mercado. O HTC One M8 tem processador Qualcomm Snapdragon 801 com velocidade máxima de 2,3GHz, aliado a uma memória RAM de 2GB. Já o iPhone 5s tem um processador A7 e o coprocessador M7 (dedicado exclusivamente aos sensores do aparelho), com 1GB de RAM.
Mesmo com a diferença de 1GB na memória RAM, o iPhone 5S tem um desempenho rápido, com muito pouco travamento. Curiosamente, o dispositivo da Apple tem um chip de arquitetura de 64 bits, enquanto que o HTC One M8, como todos os outros dispositivos Android, ainda está nos 32 bits. Desconsiderando o fato de que isso não irá causar quaisquer problemas no dia a dia por enquanto, isso levanta algumas questões sobre a futura adoção de processadores de 64 bits pelos aparelhos Android. Com isso, o aparelho pode ficar para trás rapidamente nesse quesito. O desempenho de ambos smartphones, entretanto, é excelente, mesmo quando estão executando tarefas pesadas e rodando alguns apps simultaneamente. Por enquanto, ao menos, os dois são capazes de executar tudo que se pode fazer com um smartphone.
A câmera com tecnologia Ultrapixel do HTC One original ainda está no novo modelo, com os mesmos quatro sensores ultrapixel. Mas agora ele vem acompanhado por uma segunda lente, colocada acima do snapper principal. Este sensor adicional inteligente permite dar profundidade às suas fotos, incluindo a capacidade de reorientar a imagem depois da captura. Você também pode adicionar um efeito de parallax às imagens, dando ainda mais sensação de profundidade. A Apple fez uma coisa semelhante na tela inicial do iOS7, mas não nas fotografias tiradas com o aparelho. O HTC One M8 oferece uma ampla gama de ajustes no software da câmera, como um modo de selfie especial que tira proveito da frente virada para câmera frontal de 5MP algo muito bacana.
O iPhone 5s tem um sensor de 8MP e também tem seus truques. Um exemplo é o flash Tone True para dar às pessoas tons de pele mais realistas em ambientes escuros, o que representa uma ótima inovação em relação ao iPhone anterior. O aparelho também pode gravar vídeos em câmera lenta e o sistema oferece alguns efeitos que têm renderização em tempo real, que são muito similares aos do software Photobooth, disponível para Mac e para o iPad. Ambos aparelhos capturam imagens com ótima qualidade, especialmente por se tratarem de dispositivos móveis que não são somente dedicados à fotografia. Fica claro que as fabricantes não têm economizado quando o assunto é câmera. Entretanto, o HTC One M8 pode estar entre os melhores smartphones Android de 2014 levando em conta todos os seus recursos e as exclusividades da câmera.
Ao contrário do Samsung Galaxy S5, que possui uma vasta gama de recursos e adições de software, tanto o HTC One M8 como o iPhone 5s tentam manter tudo muito mais simples. É difícil comparar os dois dispositivos em termos de software já que eles são muito diferentes. O iPhone funciona com o iOS7, enquanto o HTC One M8 roda o Android 4.4 KitKat com a personalização Sense 6.0. Esta última interface permanece praticamente igual à lançada no HTC One no ano passado, embora tenha alguns pequenos ajustes, como no Blinkfeed 9aap de leitura de notícias), que se tornou muito mais personalizável, e uma série de atalhos por gestos que foram adicionados ao sistema Android.
A tecnologia Beats Audio não faz mais do HTC, mas a fantástica BoomSound oferece uma experiência sonora agradável, fornecendo áudio encorpado, e graças a um novo chip de processamento de sinal digital interno, agora você vai ter à disposição uma frequência maior de som do que no HTC One original. Enquanto o chip M7 do iPhone permite rastrear seus movimentos de forma similar a um rastreador de fitness dedicado, o HTC One M8 vem com uma versão especial do aplicativo Fitbit, que funciona sem um acessório adicional e é ótimo para monitorar as suas atividades diárias.
O HTC One M8 vem equipado com uma bateria de 2600mAh, o que deve ser bom para usar a rede 3G ou 4G e fazer ligações durante um dia todo algo bastante normal para um smartphone nos dias de hoje. Entretanto, isso ainda é um desafio para o iPhone 5s. A diferença da quantidade de carga é grande: o 5s tem apenas 1.500mAh. Claro que você terá que ligar os dois aparelhos na tomada durante a noite, mas talvez o dispositivo da Apple precise de mais energia, dependendo da sua forma de uso.
Como seria de esperar de um smartphone em 2014, estes dois dispositivos vêm equipados com a funcionalidade 4G LTE para, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi. Contudo, o HTC One M8 tem padrão WiFi 802.11ac de quinta geração, enquanto que o iPhone ainda está preso ao 802.11a/b/g/n. Então, teoricamente você terá uma experiência de navegação muito mais rápida no M8 quando conectado a um roteador compatível.
O HTC One M8 é um dos melhores smartphones com sistema Android já apresentados (e que não será lançado no Brasil) e oferece tudo que você precisa em um aparelho topo de linha: bom design, desempenho, tela e câmera de boa qualidade, funções voltadas para exercícios físicos e um sistema fácil de usar, sem muitas modificações da fabricante. Isso tudo também é oferecido no iPhone 5s, somando o Touch ID, a tecnologia de desbloqueio de tela com a impressão digital do usuário. As principais diferenças ficam nos recursos de câmera diferentes do M8 e na menor quantidade de carga de bateria disponível no aparelho da Apple.
Como sempre, comparar dispositivos com sistemas diferentes é uma tarefa árdua e não é possível determinar diretamente qual é o melhor entre os dois. O que se pode concluir é que o HTC One M8, junto com o Sony Xperia Z2 e Samsung Galaxy S5, é um dos melhores smartphones com o sistema Android. E o iPhone 5s é o melhor aparelho já lançado pela Apple que roda o sistema iOS7. Qual é o melhor smartphone do mercado na sua opinião? Comente a matéria e nos diga o motivo.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Fim do passaporte? Índia, Finlândia e Cingapura apostam em reconhecimento facial como "documento"Agentes de IA, energia limpa e criptos; saiba as principais tendências de tecnologia para 2025Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotiva